Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465918202

Palabras clave:

Internacionalização do Ensino, Redes, Stricto Sensu, Universidades

Resumen

Assim como diversos setores da economia as universidades precisam se preocupar com o aumento da competitividade. A internacionalização tem sido uma alternativa que possibilita as empresas a fazer parte do cenário global, ampliando a sua rede de interação, mas também pode ser explorada no campo do ensino, principalmente atrelada a teoria de redes. Esta pesquisa analisou a formação dos docentes de programas de pós-graduação em Administração em stricto sensu avaliados com notas 6 e 7 pela CAPES em 2013. O objetivo era averiguar se o fato do docente ter formação ou parte dela no exterior contribui de forma significativa para o aumento das publicações internacionais. Trata-se de uma pesquisa que utilizou métodos múltiplos e trabalhou-se com dados secundários extraídos da CAPES e Currículo Lattes. Os resultados apontam que os dois países que mais freqüentemente receberam publicações do Brasil em relação aos programas pesquisados, foram os Estados Unidos e em seguida Inglaterra, os mesmos países em que maior parte das instituições apresenta os docentes com formação ou parte dela no exterior. O fato de ter parte ou formação completa no exterior pode ser compreendido como uma maior possibilidade de realizar interações com outras instituições e elevar as ações nos indicadores de internacionalização propostos pela CAPES, tanto pela possibilidade do docente aumentar a sua rede, quanto pela possibilidade de ampliar o conhecimento em novos idiomas, o que facilitaria a comunicação entre os docentes e conseqüentemente os programas avaliados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávia Braga Chinelato, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutoranda em Administração. Mestre em Administração na Universidade FUMEC. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing, Gestão de Logística e Produção e Gestão de Negócios. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário UNA. Professora de pós-graduação, cursos de extensão e curta duração. Orientadora de trabalho de conclusão de curso nos cursos de pós-graduação.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG (2012). Possui Mestrado em Administração Pública - Gestão da Informação pela Escola de Governo - Fundação João Pinheiro (2005), Especialização em Gestão de Tecnologia pela Universidade Estácio de Sá (2001) e Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas pelo Centro Universitário do Espírito Santo (1999). Atualmente é professor Adjunto I do Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC. Professor convidado do Programa Pós-Graduação Lato sensu da FDC. Diretor Ececutivo da INOVATECX Soluções Corporativas LTDA. Possui onze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Tem relevante experiência na área de Gestão Pública. Atua principalmente nas áreas de Inovação e Gestão da Informação e do Conhecimento; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Transferência de Tecnologia e Conhecimento e Estratégia e Estrutura Organizacional.

 

Diogo Batista de Freitas Cruz, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, MG

Mestrado em andamento em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. MBA em Gestão Estratégica de Projetos, MBA em Gestão Estratégica de Logística e Produção e MBA em Gestão de Negócios. Administrador em Comércio Exterior. Coordenador na pós-graduação (Lato-Sensu) dos cursos de MBA em Gestão Estratégica de Finanças Corporativas, MBA em Gestão Tributária, MBA em Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão Estratégica de Custos e MBA em Negócios Internacionais. Professor em disciplinas de graduação e pós-graduação (Lato-Sensu) no Centro Universitário UNA e professor em cursos de extensão e de curta duração em diversas instituições presenciais e a distancia (EAD). Sócio Diretor da empresa Grupo Atus, com mais de 10 (dez) anos de experiência na área de Comércio Internacional, com passagens em empresas de pequeno, médio e grande porte, inclusive multinacionais no setor de transportes. Participação em feiras e missões internacionais, tais como Expoferretera na Argentina, SIAL no Canadá, rodada de negócios com a África do Sul, assim como eventos nacionais e congressos.

Citas

ALVES, Juliano Nunes, et al. Redes de cooperação de pequenas e Médias Empresas: os fatores competitivos aplicados em uma rede de imobiliárias. Revista Gestão e Regionalidade,, v. 26, n.78, set-dez. 2010.

ALVES, P.S.M. Estruturação, gestão e governança de redes de pequenas e médias empresas: um estudo no varejo farmacêutico da região metropolitana de Belo Horizonte, Universidade FUMEC, 2008. 96 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Mestrado em Administração, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2008.

BENNETT, Roger; KOTTASZ, Rita. Strategic, competitive, and co-operative approaches to internationalisation in European business schools. Journal of Marketing Management. Vol. 27, Nos. 11–12, 1087–1116. October, 2011.

BURT, R.S. (1992) Structural Holes: the social structures of competition. Harvard University Press, England.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Apresentação Resultados Trienal 2013. Publicado em 24 de abril de 2014. Disponível em:<https://drive.google.com/viewerng/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo1MmMwNmY3ZTU1ZjBmZGI3>. Acesso em: 14 jan. 2014.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação Trienal 2013. Publicado em 24 de abril de 2014b. Disponível em: <http://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDo2Yzc3ZTI1ZjA3MTg0ODNi>. Acesso em: 14 jan. 2014.

de WITT, H. Internationalization of Higher Education in the United States of America and Europe: A Historical, Comparative, and Conceptual Analysis. Greenwood Publishers, Westport, CT, 2002.

FREIRE, Ayalla, Candido. BALDI, Mariana. LOPES, Fernando Dias. Expandindo a Análise de Redes de Inovação: Uma Reflexão a partir da Perspectiva de Redes Sociais. XXVI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Vitória, 2010.

GRANOVETTER, M. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, v. 78, n. 6 1360-1380.

HARRIS, Suzy. Internationalising the University. Educational Philosophy and Theory, Vol. 40, No. 2, 2008.

HORTA, Hugo. Global and national prominent universities: internationalization, competitiveness and the role of the State. High Educ (2009) 58:387–405.

KNIGHT, J. & DE WIT, H. (1997) Internationalization of Higher Education in Asia Pacific Countries. European Association for International Education, Amsterdam.

LA BIANCO, A.C; ALMEIDA,S.S.; KOLLER, S.H; PAIVA, V. A internacionalização dos programas de pós-graduação em psicologia: perfil e metas de qualificação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 Suplemento. 1 2010, 1-10.

LEMIEUX, Vicent. OUIMET, Mathieu. Análise Estrutural das Redes Sociais. Lisboa. Editora Epistemologia e Sociedade, 2ª Ed., 2012.

MAAS-GARCIA L. & TER MATEN-SPEKSNIJDER A. (2009) The Bologna Agreement and its impact on the Master in Advanced Nursing Practice Program at Rotterdam University of Applied Science: incorporating mandatory internationalization in the curriculum. International Nursing Review 56, 393–395

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing : Uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre, Bookman : 2006.

MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; BRASIL, Walterlina. Internacionalização do Ensino Superior no Brasil. Associação de Universidades Amazônicas. Belém, 2004.

MIURA, Irene Kazumi. O processo de internacionalização da Universidade de São Paulo: um estudo em três áreas de conhecimento. 2006. Tese (Livre Docência em Recursos Humanos) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/96/tde-03102006-135941/>. Acesso em: 2014-04-04.

RIBEIRO, H.C.M.; CIRANI, C.B.S; FREITAS, E.J.S.M. Análise da Produção Científica da Revista de Administração e Inovação . SIMPOI, anais...2013.

STALLIVIERI, Luciane. O processo de internacionalização nas instituições de ensino superior. Universidade Caxias do Sul. Jornal da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados - MS, p. 1 - 1, 16 abr. 2008.

STROMQUIST, N. P. Internationalization as a response to globalization: Radical shifts in university environments. Higher Education (2007) 53: 81–105

VERSCHOORE, J.R.S. Redes de cooperação: concepções teóricas e verificações empíricas. In: VERSCHOORE, J.R.S. Redes de cooperação: uma nova organização de pequenas e médias empresas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FEE, 2004.p.15-46.

WATANABE, Eluiza Albert; GOMES, Adalmir Oliveira; HOFFMANN, Valmir Emil. Cooperação entre grupos de pesquisa em estratégia no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 84-106, jan./mar. 2013

Descargas

Publicado

2019-07-08

Cómo citar

Chinelato, F. B., Ziviani, F., & Cruz, D. B. de F. (2019). Internacionalização do ensino: relação entre formação no exterior e publicações internacionais dos programas em stricto sensu em administração. Revista De Administração Da UFSM, 12(2), 255–267. https://doi.org/10.5902/1983465918202

Número

Sección

Articles