A Motivação do Homem para o Trabalho: um Estudo sobre o Impacto da Crise Econômica Mundial
DOI :
https://doi.org/10.5902/198346595534Résumé
DOI: 10.5902/198346595534
O objetivo geral desta pesquisa foi identificar diferenças significativas nos níveis de “Satisfaçãoe Motivação” entre funcionários das “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”,eleitas pelo Guia Você S/A-Exame, no período de 2007 a 2009. Os objetivos específicos procuraram:(1) verificar se o resultado da categoria “Satisfação e Motivação” de 2009 difere significativamentede 2007 e 2008; (2) verificar as variações nos índices que compõem o resultado destacategoria em 2009 e relacioná-las com a teoria sobre motivação; e (3) identificar no discurso dosfuncionários elementos que evidenciem as ações tomadas pelas empresas perante a crise econômicamundial em 2009 para mantê-los motivados e relacionar tais ações com a teoria sobre gestãona era da turbulência econômica. O referencial teórico abordou três temas principais: (1) oclima organizacional – sua relação com o sistema organizacional e a motivação, a importância dasua medição através de pesquisas de clima organizacional estruturada por categorias e as açõesda alta administração decorrentes de seus resultados; (2) a motivação – um resgate conceitual dotema e a recente discussão sobre o sentido atribuído ao trabalho como fonte de motivação; e (3)a gestão na era da turbulência econômica – a atuação da liderança frente aos novos desafios degestão em meio ao caos e a comunicação clara e eficaz necessária para manutenção do moral daequipe em períodos de crise. A fim de encontrar as respostas ao problema proposto, foi realizadauma pesquisa descritiva, com enfoque na análise de dados quantitativa e qualitativa. A amostrada pesquisa foi composta pelas 66 empresas que figuraram consecutivamente nos Guias de 2007,2008 e 2009. A análise estatística deu-se pela aplicação do teste Kolmogorov-Smirnov (KS), peloModelo Linear Geral (GLM) e pelo método de seleção Lambda de Wilks. Os resultados quantitativos,alcançados pela aplicação de testes de hipóteses e testes de comparação entre médias,demonstraram queda nos níveis de “Satisfação e Motivação” em 2009 em relação ao ano de 2007e 2008. A partir dessa descoberta, foram aplicados dois métodos de análise qualitativa (análiseexploratória dos dados e análise de enunciação), a fim de verificar a possível influência da crise econômica mundial nesses níveis. Os resultados qualitativos mostraram sete pontos de atenção,dos quais cinco apresentaram variação negativa entre 2008 e 2009 e somente dois apresentaramvariação positiva nesse menos período. Além desses pontos, a análise qualitativa permitiuidentificar no discurso dos funcionários algumas ações tomadas pelas empresas com relação à liderança,comunicação e manutenção do moral, corroborando o referencial teórico apresentado.As conclusões deste estudo apontaram para a queda dos níveis de “Satisfação e Motivação” em2009 e para o esforço das empresas em realizarem uma gestão voltada para a superação da crise.Algumas recomendações práticas são apresentadas à comunidade de RH para serem aplicadasem épocas de turbulência econômica a fim de mitigar os possíveis impactos negativos explicitadospor esta pesquisa.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.