Diagnóstico do uso da inteligência competitiva empreendedora em pequenas empresas da indústria de confecções da cidade de Vila Velha – ES

Auteurs-es

  • Anderson Soncini Pelissari UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez UFES - Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rosângela Maria Vanalle UNINOVE
  • Marison Luiz Soares UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

DOI :

https://doi.org/10.5902/198346593761

Résumé

http://dx.doi.org/10.5902/198346593761

As organizações cujas estruturas, processos e tecnologias não estão alinhados com os negócios terão dificuldades em sobreviver. A fim de se manterem, estrategistas de gestão têm se apoiado em práticas como a Inteligência Competitiva (IC) – que tem como base a informação e a velocidade de seu uso para melhor alinhar o negócio às estratégias, facilitando o processo de tomada de decisão. Posto isso, objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a prática da inteligência competitiva de pequenas empresas do Município de Vila Velha/ES e a importância da aplicabilidade da Inteligência Competitiva Empreendedora – assumindo-se que a IC contribui para o alinhamento das informações ambientais às estratégias das organizações. Para a coleta de dados, utilizou-se o levantamento (survey), em que foi aplicado um questionário com perguntas fechadas a uma amostra não probabilística intencional, aplicado diretamente pelo próprio pesquisador, por e-mail e fax. Os resultados apontaram que, apesar de os administradores pesquisados demonstrarem interesse em estruturar suas informações com o objetivo de tomar decisões mais rápidas e assertivas, eles não desenvolvem um processo global de Inteligência Competitiva Empreendedora, visto não gerenciarem de modo sistemático as informações do mercado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Soncini Pelissari, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Mestrado em Administração (PPGADM) da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Professor do Departamento de Administração da UFES. Doutor em Engenharia de Produção: na área de Estratégias e Organizações pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2007). Mestre em Engenharia de Produção: na área de Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002). Graduado em Administração.

Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzalez, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Temporária do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Curso de Administração da Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Doutoranda em Engenharia de Produção pela UNIMEP. Mestre em Ciências Contábeis, área de concentração: Administração Estratégica pela FUCAPE Business School. Aperfeiçoamento em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela FAESA. Graduada em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória.

Rosângela Maria Vanalle, UNINOVE

Professora do PPGEP da UNINOVE/SP. Graduada em Engenharia de Produção Quimica pela Universidade Federal de São Carlos (1981). Doutora em Engenharia Mecânica /Eesc pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Universidad Complutense de Madrid, 2006.

Marison Luiz Soares, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Departamento de Administração da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com passagem pela Universidade de Valencia - Espanha.

Téléchargements

Publié-e

2012-08-23

Comment citer

Pelissari, A. S., Gonzalez, I. V. D. P., Vanalle, R. M., & Soares, M. L. (2012). Diagnóstico do uso da inteligência competitiva empreendedora em pequenas empresas da indústria de confecções da cidade de Vila Velha – ES. Revista De Administração Da UFSM, 5(2), 183–203. https://doi.org/10.5902/198346593761

Numéro

Rubrique

Articles