Diagnóstico do uso da inteligência competitiva empreendedora em pequenas empresas da indústria de confecções da cidade de Vila Velha – ES
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346593761Abstract
http://dx.doi.org/10.5902/198346593761
As organizações cujas estruturas, processos e tecnologias não estão alinhados com os negócios terão dificuldades em sobreviver. A fim de se manterem, estrategistas de gestão têm se apoiado em práticas como a Inteligência Competitiva (IC) – que tem como base a informação e a velocidade de seu uso para melhor alinhar o negócio às estratégias, facilitando o processo de tomada de decisão. Posto isso, objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a prática da inteligência competitiva de pequenas empresas do Município de Vila Velha/ES e a importância da aplicabilidade da Inteligência Competitiva Empreendedora – assumindo-se que a IC contribui para o alinhamento das informações ambientais às estratégias das organizações. Para a coleta de dados, utilizou-se o levantamento (survey), em que foi aplicado um questionário com perguntas fechadas a uma amostra não probabilística intencional, aplicado diretamente pelo próprio pesquisador, por e-mail e fax. Os resultados apontaram que, apesar de os administradores pesquisados demonstrarem interesse em estruturar suas informações com o objetivo de tomar decisões mais rápidas e assertivas, eles não desenvolvem um processo global de Inteligência Competitiva Empreendedora, visto não gerenciarem de modo sistemático as informações do mercado.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Authors of articles published by ReA/UFSM retain the copyright of their works, licensing them under the Creative Commons (CC-BY 4.0), which allows articles to be reused and distributed without restriction, provided that the original work is properly cited.