Análise da significância do rating e outras variáveis na remuneração das debêntures brasileiras

Autores/as

  • Érika Letícia de Assis Luiz Especialista em Gestão Financeira pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
  • Luiz Eduardo Gaio Professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
  • Marcelo Augusto Ambrozini Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP)
  • Tabajara Pimenta Júnior Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465924330

Resumen

Este trabalho possui dois objetivos principais: fazer um levantamento das principais características das debêntures emitidas pelas empresas brasileiras nos últimos dez anos e verificar quais foram as variáveis que influenciaram a determinação dos cupons das debêntures. Para isto, foram analisadas informações de 1.520 debêntures emitidas no Brasil nos anos de 2004 a 2013. As principais constatações do estudo exploratório foram que a maioria das debêntures emitidas não ofereceu garantias reais ou flutuantes; que a maturidade média dos títulos girou em torno de seis anos; que praticamente a totalidade dos títulos emitidos não são conversíveis em ações; e que a principal destinação para os recursos captados foi o alongamento do perfil do endividamento das empresas. A análise das estatísticas descritivas do modelo de regressão mostrou que as debêntures atreladas ao Depósito Interfinanceiro pagaram os maiores cupons anuais médios (11%), apresentaram as piores notas de classificação de crédito (ratings) e tiveram a menor maturidade média (6,5 anos). O modelo de regressão proposto apresentou melhor poder de explicação para os cupons das debêntures atreladas ao IGPM, sendo que para essas debêntures, as variáveis explicativas de maturidade e rating apresentaram significância estatística.

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Biografía del autor/a

Érika Letícia de Assis Luiz, Especialista em Gestão Financeira pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Especialista em Gestão Financeira pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Luiz Eduardo Gaio, Professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)

Marcelo Augusto Ambrozini, Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP)

Bacharel em Ciências Contábeis, mestre em Controladoria e Contabilidade e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da Universidade de São Paulo (USP)

Tabajara Pimenta Júnior, Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP)

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

(FEA-RP/USP)

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Publicado

2019-12-30

Cómo citar

Luiz, Érika L. de A., Gaio, L. E., Ambrozini, M. A., & Pimenta Júnior, T. (2019). Análise da significância do rating e outras variáveis na remuneração das debêntures brasileiras. Revista De Administração Da UFSM, 12(5), 931–952. https://doi.org/10.5902/1983465924330

Número

Sección

Articles