Avaliação da eficiência técnica dos Cursos de Administração no Brasil.

Autores/as

  • Marlon Soliman Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Julio Cezar Mairesse Siluk Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Alvaro Luiz Neuenfeldt Júnior Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
  • Frank Leonardo Casado Universidade Federal de Santa Maria / Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465910916

Resumen

Este trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência técnica dos cursos de Administração no Brasil, por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), uma técnica não paramétrica introduzida por Charnes, Cooper e Rhodes (1978). Foram utilizados como variáveis do modelo os oito indicadores que compõem o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). A amostra foi composta de 1229 cursos de Administração, com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2009. Como resultado, constatou-se que apenas 1,2% destes cursos podem ser considerados eficientes. Após esta aferição, uma etapa de recomendações foi realizada a fim de propor algumas metas reparatórias aos cursos ineficientes, trazendo-se assim à tona a possibilidade de alcançarem melhores resultados, dados os insumos já disponíveis pelos cursos de Administração.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-05-17

Cómo citar

Soliman, M., Siluk, J. C. M., Neuenfeldt Júnior, A. L., & Casado, F. L. (2017). Avaliação da eficiência técnica dos Cursos de Administração no Brasil. Revista De Administração Da UFSM, 10(2), 188–203. https://doi.org/10.5902/1983465910916

Número

Sección

Articles