Experiências do processo de consumo e o experienciar da felicidade

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465928920

Schlagworte:

Felicidade, Experiência de Compra, Experiência de Consumo

Abstract

Estudos têm analisado o que faz o indivíduo alcançar a felicidade. Na perspectiva do comportamento do consumidor, sabe-se que o consumo experiencial, que se refere à interação entre o consumidor e o produto ou serviço durante a compra ou consumo, está mais fortemente relacionado ao bem-estar e à felicidade do que o consumo material, referente à posse de bens. No entanto, são poucos os trabalhos que analisam a relação entre as experiências de compra ou consumo e a felicidade. Neste sentido, o objetivo geral desse artigo é analisar a diferença na felicidade em experiências de compra e de consumo dos indivíduos. Foram realizados dois estudos com aplicação de survey e experimento. Para análise dos resultados, utilizou-se a análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais e ANOVA. Os resultados obtidos indicam que os valores hedônicos de fato orientam o indivíduo a experiências de felicidade de compra e de consumo. Igualmente, evidenciam que uma experiência extraordinária conduz o indivíduo a níveis mais altos de felicidade do que experiências ordinárias.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Juliana Melo Pedrosa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Márcio de Oliveira Mota, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Literaturhinweise

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; GEORGE S. D. Marketing Research. 5th edition. New York: John Wiley and Sons Inc, 1995.

BABIN, B. J.; DARDEN, W. R.; GRIFFIN, M. Work and/or Fun: Measuring Hedonic and Utilitarian Shopping Value. The Journal of Consumer Research, v. 20, n. 4, p. 644-656, 1994.

BAGOZZI, R. P.; GOPINATH, M.; NYER, P. U. The role of emotions in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 27, n. 2, p. 184-206, 1999.

BATRA, R.; AHTOLA, O. T. Measuring the hedonic and utilitarian sources of consumer attitudes. Marketing letters, v. 2, n. 2, p. 159-170, 1991.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELK, R. W. Materialism and You. Journal of Research for Consumers, v. 1, n. 1, 2001.

BELK, R. W. Three scales to measure constructs related to materialism: Reliability, validity, and relationships to measures of happiness. Advances in Consumer Research, v. 11, p. 291-297, 1984.

BHATTACHARJEE, A.; MOGILNER, C. Happiness from ordinary and extraordinary experiences. Journal of Consumer Research, v. 41, n. 1, p. 1-17, 2014.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BYRNE, B. M. Structural equation modeling with AMOS: basic concepts, applications, and programming. 2nd edition. New York: Routledge, 2009.

CASELANI, C. N. O Custo da Felicidade. GV Executivo, v. 3, n. 1, 2004.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes. 1998.

CHURCHILL, G. A. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v. 16, p. 64-73, 1979.

COOPER, R. The Open Field. Human Relations, v. 29, n. 11, p. 999-1017, 1976.

CUDECK, R. Analysis of correlation matrices using covariance structure models. Psychological Bulletin, v. 105, p. 317-327, 1989.

DUNN, E. W; GILBERT, D. T.; WILSON, T. D. If money doesn’t make you happy then you probably aren’t spending it right. Journal of Consumer Psychology, v. 21, n. 2, p. 115-125, 2011.

GARVER, M. S.; MENTZER, J. T. Logistics research methods: employing structural equation modeling to test for construct validity. Journal of Business Logistics, v. 20, n. 1, p. 33-57, 1999.

GILOVICH, T.; KUMAR, A.; JAMPOL, L., A wonderful life: experiential consumption and the pursuit of happiness. Journal of Consumer Psychology, v. 25, n. 1, p. 152-165, 2014.

HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 6ª ed, 2009.

HAIR, J. F.; BUSH, R. P.; ORTINAU, D. J. Marketing research: A practical

approach for the new millennium. New York: Irwin/McGraw-Hill, 2000.

HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The Experiential Aspects of Consumption: Consumer Fantasies, Feelings, and Fun. The Journal of Consumer Research, v. 9, n. 2, p. 132-140, 1982.

HUSSERL, D. Invitación a la fenomenología. Barcelona: Ediciones Paidós, 1992.

JONES, M. A; REYNOLDS, K. E.; ARNOLD, M. J. Hedonic and utilitarian shopping value: investigating differential effects on retail outcomes. Journal of Business Research, v. 59, n. 9, p. 974-981, 2006.

KIM, J.; JOHNSON, K. Shame or pride? The moderating role of self-construal on moral judgments concerning fashion counterfeits. European

Journal of Marketing, v. 48, n. 7/8, p. 1431-1450, 2014.

KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 2nd edition. New York: The Guilford Press, 2005.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

LOURO, M. J.; PIETERS, R.; ZEELENBERG, M. Negative returns on positive emotions: The influence of pride and self-regulatory goals on repurchase decisions. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 4, p. 833-840, 2005.

MASI, D.; TOSCANI, O. A felicidade. São Paulo: Ed. Globo, 2012.

MCFERRAN, B.; AQUINO, K.; TRACY, J. L. Evidence for two facets of pride in consumption: Findings from luxury brands. Journal of Consumer

Psychology, v. 24, n. 4, p. 455-471, 2014.

MOGILNER, C.; AAKER, J.; KAMVAR, S. D. How happiness affects choice. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 2, p. 429-443, 2012.

NICOLAO, L.; IRWIN, J.R.; GOODMAN, J. K. Happiness for Sale: Do Experiential Purchases Make Consumers Happier than Material Purchases? Journal of Consumer Research, v. 26, n. 2, p. 188-198, 2009.

ONUSIC, L. M. Orgulho de Ser Brasileiro: A influência dos Aspectos de Vida Sobre a Felicidade no Brasil e na América Latina. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 37.,

, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2013.

OPPENHEIMER, D. M.; MEYVIS, T.; DAVIDENKO, N. Instructional manipulation checks: Detecting satisficing to increase statistical power. Journal of Experimental Social Psychology, v. 45, n. 4, p. 867-872, 2009.

PEREZ, C. A comunicação da completude: a busca do objeto do desejo. Revista Mackenzie: Educação, Arte e História da Cultura, v. 3/4, n. 3/4, p. 109-116, 2004.

PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2014. Disponível em: <https://www.priberam.pt/dlpo/>. Acesso em: 05 mar 2016.

TONDATO, M. P. Felicidade e Consumo: O Valor das Festas de Festejos. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 8, n. 23, p. 137-139, 2011.

VAN BOVEN, L.; GILOVICH, T. To do or to have: That is the question. Journal of Personality and Social Psychology, v. 85, n. 6, p. 1193-1202, 2003.

ZAMPETAKIS, L. The emotional dimension of the consumption of luxury counterfeit goods: an empirical taxonomy. Marketing Intelligence & Planning, v. 32, n. 1, p. 21-40, 2014.

Downloads

Veröffentlicht

2020-03-29

Zitationsvorschlag

Gerhard, F., Pedrosa, J. M., Mota, M. de O., & Freitas, A. A. F. de. (2020). Experiências do processo de consumo e o experienciar da felicidade. Revista De Administração Da UFSM, 13(1), 182–201. https://doi.org/10.5902/1983465928920

Ausgabe

Rubrik

Articles

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in