Experiências do processo de consumo e o experienciar da felicidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465928920Palabras clave:
Felicidade, Experiência de Compra, Experiência de ConsumoResumen
Estudos têm analisado o que faz o indivíduo alcançar a felicidade. Na perspectiva do comportamento do consumidor, sabe-se que o consumo experiencial, que se refere à interação entre o consumidor e o produto ou serviço durante a compra ou consumo, está mais fortemente relacionado ao bem-estar e à felicidade do que o consumo material, referente à posse de bens. No entanto, são poucos os trabalhos que analisam a relação entre as experiências de compra ou consumo e a felicidade. Neste sentido, o objetivo geral desse artigo é analisar a diferença na felicidade em experiências de compra e de consumo dos indivíduos. Foram realizados dois estudos com aplicação de survey e experimento. Para análise dos resultados, utilizou-se a análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais e ANOVA. Os resultados obtidos indicam que os valores hedônicos de fato orientam o indivíduo a experiências de felicidade de compra e de consumo. Igualmente, evidenciam que uma experiência extraordinária conduz o indivíduo a níveis mais altos de felicidade do que experiências ordinárias.
Descargas
Citas
AAKER, D. A.; KUMAR, V.; GEORGE S. D. Marketing Research. 5th edition. New York: John Wiley and Sons Inc, 1995.
BABIN, B. J.; DARDEN, W. R.; GRIFFIN, M. Work and/or Fun: Measuring Hedonic and Utilitarian Shopping Value. The Journal of Consumer Research, v. 20, n. 4, p. 644-656, 1994.
BAGOZZI, R. P.; GOPINATH, M.; NYER, P. U. The role of emotions in marketing. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 27, n. 2, p. 184-206, 1999.
BATRA, R.; AHTOLA, O. T. Measuring the hedonic and utilitarian sources of consumer attitudes. Marketing letters, v. 2, n. 2, p. 159-170, 1991.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BELK, R. W. Materialism and You. Journal of Research for Consumers, v. 1, n. 1, 2001.
BELK, R. W. Three scales to measure constructs related to materialism: Reliability, validity, and relationships to measures of happiness. Advances in Consumer Research, v. 11, p. 291-297, 1984.
BHATTACHARJEE, A.; MOGILNER, C. Happiness from ordinary and extraordinary experiences. Journal of Consumer Research, v. 41, n. 1, p. 1-17, 2014.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2007.
BYRNE, B. M. Structural equation modeling with AMOS: basic concepts, applications, and programming. 2nd edition. New York: Routledge, 2009.
CASELANI, C. N. O Custo da Felicidade. GV Executivo, v. 3, n. 1, 2004.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes. 1998.
CHURCHILL, G. A. A paradigm for developing better measures of marketing constructs. Journal of Marketing Research, v. 16, p. 64-73, 1979.
COOPER, R. The Open Field. Human Relations, v. 29, n. 11, p. 999-1017, 1976.
CUDECK, R. Analysis of correlation matrices using covariance structure models. Psychological Bulletin, v. 105, p. 317-327, 1989.
DUNN, E. W; GILBERT, D. T.; WILSON, T. D. If money doesn’t make you happy then you probably aren’t spending it right. Journal of Consumer Psychology, v. 21, n. 2, p. 115-125, 2011.
GARVER, M. S.; MENTZER, J. T. Logistics research methods: employing structural equation modeling to test for construct validity. Journal of Business Logistics, v. 20, n. 1, p. 33-57, 1999.
GILOVICH, T.; KUMAR, A.; JAMPOL, L., A wonderful life: experiential consumption and the pursuit of happiness. Journal of Consumer Psychology, v. 25, n. 1, p. 152-165, 2014.
HAIR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. Porto Alegre: Bookman, 6ª ed, 2009.
HAIR, J. F.; BUSH, R. P.; ORTINAU, D. J. Marketing research: A practical
approach for the new millennium. New York: Irwin/McGraw-Hill, 2000.
HOLBROOK, M. B.; HIRSCHMAN, E. C. The Experiential Aspects of Consumption: Consumer Fantasies, Feelings, and Fun. The Journal of Consumer Research, v. 9, n. 2, p. 132-140, 1982.
HUSSERL, D. Invitación a la fenomenología. Barcelona: Ediciones Paidós, 1992.
JONES, M. A; REYNOLDS, K. E.; ARNOLD, M. J. Hedonic and utilitarian shopping value: investigating differential effects on retail outcomes. Journal of Business Research, v. 59, n. 9, p. 974-981, 2006.
KIM, J.; JOHNSON, K. Shame or pride? The moderating role of self-construal on moral judgments concerning fashion counterfeits. European
Journal of Marketing, v. 48, n. 7/8, p. 1431-1450, 2014.
KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. 2nd edition. New York: The Guilford Press, 2005.
LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaios sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
LOURO, M. J.; PIETERS, R.; ZEELENBERG, M. Negative returns on positive emotions: The influence of pride and self-regulatory goals on repurchase decisions. Journal of Consumer Research, v. 31, n. 4, p. 833-840, 2005.
MASI, D.; TOSCANI, O. A felicidade. São Paulo: Ed. Globo, 2012.
MCFERRAN, B.; AQUINO, K.; TRACY, J. L. Evidence for two facets of pride in consumption: Findings from luxury brands. Journal of Consumer
Psychology, v. 24, n. 4, p. 455-471, 2014.
MOGILNER, C.; AAKER, J.; KAMVAR, S. D. How happiness affects choice. Journal of Consumer Research, v. 39, n. 2, p. 429-443, 2012.
NICOLAO, L.; IRWIN, J.R.; GOODMAN, J. K. Happiness for Sale: Do Experiential Purchases Make Consumers Happier than Material Purchases? Journal of Consumer Research, v. 26, n. 2, p. 188-198, 2009.
ONUSIC, L. M. Orgulho de Ser Brasileiro: A influência dos Aspectos de Vida Sobre a Felicidade no Brasil e na América Latina. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 37.,
, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2013.
OPPENHEIMER, D. M.; MEYVIS, T.; DAVIDENKO, N. Instructional manipulation checks: Detecting satisficing to increase statistical power. Journal of Experimental Social Psychology, v. 45, n. 4, p. 867-872, 2009.
PEREZ, C. A comunicação da completude: a busca do objeto do desejo. Revista Mackenzie: Educação, Arte e História da Cultura, v. 3/4, n. 3/4, p. 109-116, 2004.
PRIBERAM. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2014. Disponível em: <https://www.priberam.pt/dlpo/>. Acesso em: 05 mar 2016.
TONDATO, M. P. Felicidade e Consumo: O Valor das Festas de Festejos. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 8, n. 23, p. 137-139, 2011.
VAN BOVEN, L.; GILOVICH, T. To do or to have: That is the question. Journal of Personality and Social Psychology, v. 85, n. 6, p. 1193-1202, 2003.
ZAMPETAKIS, L. The emotional dimension of the consumption of luxury counterfeit goods: an empirical taxonomy. Marketing Intelligence & Planning, v. 32, n. 1, p. 21-40, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor y licencias: esta revista sigue siendo el titular de los derechos de autor de los artículos publicados. Para ser publicado, los autores deben firmar la Carta de transferencia de derechos de autor, que se envía a los autores por correo electrónico, otorgando derechos, incluida la traducción, a ReA / UFSM. La revista otorga a terceros el derecho a usar, reproducir y compartir el artículo de acuerdo con el acuerdo de licencia Creative Commons (CC-BY 4.0), como se indica en los documentos PDF de los artículos.