Experiências do processo de consumo e o experienciar da felicidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465928920Palavras-chave:
Felicidade, Experiência de Compra, Experiência de ConsumoResumo
Estudos têm analisado o que faz o indivíduo alcançar a felicidade. Na perspectiva do comportamento do consumidor, sabe-se que o consumo experiencial, que se refere à interação entre o consumidor e o produto ou serviço durante a compra ou consumo, está mais fortemente relacionado ao bem-estar e à felicidade do que o consumo material, referente à posse de bens. No entanto, são poucos os trabalhos que analisam a relação entre as experiências de compra ou consumo e a felicidade. Neste sentido, o objetivo geral desse artigo é analisar a diferença na felicidade em experiências de compra e de consumo dos indivíduos. Foram realizados dois estudos com aplicação de survey e experimento. Para análise dos resultados, utilizou-se a análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais e ANOVA. Os resultados obtidos indicam que os valores hedônicos de fato orientam o indivíduo a experiências de felicidade de compra e de consumo. Igualmente, evidenciam que uma experiência extraordinária conduz o indivíduo a níveis mais altos de felicidade do que experiências ordinárias.
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