A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação

Autor/innen

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Filipe Freitas de Carvalho Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Paloma de Mattos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Silvana Saionara Gollo Universidade de Passo Fundo - UPF

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592503

Abstract

O artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um framework de gestão de design focado na maximização do fluxo de informações no desenvolvimento de produtos inovadores em organizações competitivas. A metodologia utilizada no estudo baseou-se na teoria levantada por meio de revisão bibliográfica, delineando uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através de estudo de caso. As variáveis trabalhadas permitiram a análise, identificação e classificação do processo de desenvolvimento de produtos em quatro empresas de diferentes ramos de atividade industrial. O trabalho partiu do pressuposto de que o design, incorporado na estrutura organizacional de uma empresa por meio da gestão de design e integrado com as demais unidades de negócios, fortalece a estratégia das organizações.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre e Doutora em Agronegócios (CEPAN-UFRGS). Professora do Curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF) e Pesquisadora dos Grupos Estratégia e Competitividade (UPF) e Gestor (EA-UFRGS).

Filipe Freitas de Carvalho, Universidade de Passo Fundo - UPF

Especialista Gestão de Marketing em Serviços e Varejo (UPF). Coordenador área de Desing da empresa Kuhn Metasa S/A.

Paloma de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre e Doutoranda em Agronegócios (CEPAN-UFRGS). Professora do Curso de Administração da Universidade Potiguar (UNP).

Silvana Saionara Gollo, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Administração (PPGA-UFRGS). Professora do Curso de Administração da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Veröffentlicht

2011-01-27

Zitationsvorschlag

Padilha, A. C. M., Carvalho, F. F. de, Mattos, P. de, & Gollo, S. S. (2011). A gestão de design na concepção de novos produtos: uma ferramenta de integração do processo de gestão e inovação. Revista De Administração Da UFSM, 3(3), 346–360. https://doi.org/10.5902/198346592503

Ausgabe

Rubrik

Articles

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in