Aspectos sobre a decisão de canais no pequeno varejo: a escolha entre o atacado e o atacarejo

Autor/innen

  • Huang Wen Hsien Universidade Metodista de Piracicaba
  • Matheus Alberto Cônsoli Universidade Metodista de Piracicaba
  • Antonio Carlos Giuliani Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346592221

Abstract

Este artigo aborda a temática da decisão de compra dos varejistas de pequeno e de médio porte da região de Piracicaba, SP. O levantamento bibliográfico, bem como a pesquisa de campo, apontaram os principais fatores de influência e os critérios de decisão de compra de pequenos varejistas quanto à escolha entre o atacado tradicional e o atacarejo, que é um tipo de loja que permite ao atacadista vender aos varejistas de pequeno ou de médio porte e aos consumidores finais que estão à procura do melhor preço. Os tópicos abordados são os canais de distribuição, os tipos de agentes, a função que cada um exerce e a decisão de compra dos varejistas. A pesquisa exploratória foi aplicada a varejistas de pequeno e de médio porte da região de Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A partir de oito estudos de caso, foram identificados os aspectos considerados relevantes para os varejistas na decisão de compra e de escolha do tipo de parceiro. Foram apontados pelos varejistas cinco atributos considerados como os mais relevantes, que são: a conveniência, a variedade, o preço, a confiança e a quantidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Huang Wen Hsien, Universidade Metodista de Piracicaba

Mestrando em Administração pela FGN-UNIMEP, Gerente da Empresa Distribuidora J.P. Produtos Alimentícios, Piracicaba, SP. E-mail: Huangbruno@yahoo.com.br

Matheus Alberto Cônsoli, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Engenharia de Produção pela USP, Professor do Mestrado Profissional em Administração da FGN-UNIMEP

Antonio Carlos Giuliani, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutor em Administração Escolar pela UNIMEP, Professor e Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da FGN-UNIMEP

Veröffentlicht

2011-05-24

Zitationsvorschlag

Hsien, H. W., Cônsoli, M. A., & Giuliani, A. C. (2011). Aspectos sobre a decisão de canais no pequeno varejo: a escolha entre o atacado e o atacarejo. Revista De Administração Da UFSM, 4(1), 91–104. https://doi.org/10.5902/198346592221

Ausgabe

Rubrik

Articles

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in