PRIORIZAÇÃO DE STAKEHOLDERS: CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS

Autor/innen

  • Keysa Manuela Cunha de Mascena Universidade de São Paulo
  • JeongHeon Kim Universidade de São Paulo
  • Adalberto Américo Fischmann Universidade de São Paulo
  • Hamilton Luiz Corrêa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465916845

Abstract

A priorização de stakeholders é um tema ainda não consolidado na literatura, envolvendo diversos conceitos que não tornam claros quais os critérios que os gestores podem adotar para decidir quem será priorizado. O objetivo desta pesquisa, diante disso, é analisar os conceitos de priorização de stakeholders adotados na literatura. Para isso, realizou-se uma revisão teórica acerca da teoria dos stakeholders, da priorização de stakeholders e dos modelos de saliência e dominância de stakeholders, sendo coletados 214 artigos na base ISI Web Of Knowledge, dos quais foram selecionados 55 artigos. Constatou-se que diferentes variáveis podem estar associadas à percepção de importância do stakeholders, tais como a saliência, o poder, a legitimidade, a influência do stakeholder e a estratégia da empresa. Outras variáveis identificadas estão associadas ao atendimento dos interesses dos stakeholders, como a contribuição do stakeholder e a função da empresa. A contribuição desta pesquisa consiste, assim, em apresentar uma evolução do modelo de priorização de stakeholders baseado nos conceitos de percepção da importância dos stakeholders e no atendimento dos interesses dos stakeholders, propondo uma agenda de pesquisa para o tema.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografien

Keysa Manuela Cunha de Mascena, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará. Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

JeongHeon Kim, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Português e Estudo Brasileiro pela Hankuk University of Foreign Studies – Coreia do Sul. Atualmente é mestrando em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Adalberto Américo Fischmann, Universidade de São Paulo

Possui graduação e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Hamilton Luiz Corrêa, Universidade de São Paulo

Possui graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Veröffentlicht

2015-10-27

Zitationsvorschlag

Mascena, K. M. C. de, Kim, J., Fischmann, A. A., & Corrêa, H. L. (2015). PRIORIZAÇÃO DE STAKEHOLDERS: CONTRIBUIÇÃO DOS ESTUDOS TEÓRICOS E EMPÍRICOS. Revista De Administração Da UFSM, 8, 42–59. https://doi.org/10.5902/1983465916845

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in