Análise de uma unidade didática translíngue desenvolvida para um contexto de educação infantil no sul do Brasil sob a lente dos processos do conhecimento
Mots-clés :
Letramentos na educação infantil, Translinguagem, Produção de material didáticoRésumé
Este artigo tem por objetivo analisar em que medida – e como – a pedagogia dos letramentos (Kalantzis al., 2016) subsidia a produção de uma unidade didática voltada para a educação infantil, no contexto de uma escola pública de Santa Maria/RS/Brasil. A produção da unidade foi delineada com base nos processos do conhecimento, uma vez que estes colaboram para didatizar os princípios da pedagogia dos letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro,2020), procurando integrar práticas linguísticas e culturais e explorar o repertório sociossemiótico do/as aluno/as, perspectiva também alinhada à pedagogia da translinguagem (Garcia; Johnson tomou; Seltzer, 2017). Para investigarmos a didatização da pedagogia dos letramentos nas atividades didáticas, buscamos mapear e discutir como a unidade mobiliza os processos do conhecimento para problematizar o tema “A natureza e a conservação do meio ambiente”. Os resultados revelam que as atividades exploram mais recorrentemente o Experienciando o conhecido, o Conceituando por nomeação e o Aplicando criativa e adequadamente, processos tipicamente alinhados ao estágio de desenvolvimento das crianças, que são curiosas e aprendizes experimentais, ativamente explorando seu mundo e dando sentido a suas experiências. Por outro lado, Conceituando por teoria e Analisando crítica e funcionalmente se mostraram menos recorrentes ao longo da unidade, uma vez que demandam habilidades cognitivas mais complexas e, por conta disso, também demandam mais tempo para serem desenvolvidas em aula.
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