Análise de uma unidade didática translíngue desenvolvida para um contexto de educação infantil no sul do Brasil sob a lente dos processos do conhecimento

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Mots-clés :

Letramentos na educação infantil, Translinguagem, Produção de material didático

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar em que medida – e como – a pedagogia dos letramentos (Kalantzis al., 2016) subsidia a produção de uma unidade didática voltada para a educação infantil, no contexto de uma escola pública de Santa Maria/RS/Brasil. A produção da unidade foi delineada com base nos processos do conhecimento, uma vez que estes colaboram para didatizar os princípios da pedagogia dos letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro,2020), procurando integrar práticas linguísticas e culturais e explorar o repertório sociossemiótico do/as aluno/as, perspectiva também alinhada à pedagogia da translinguagem (Garcia; Johnson tomou; Seltzer, 2017). Para investigarmos a didatização da pedagogia dos letramentos nas atividades didáticas, buscamos mapear e discutir como a unidade mobiliza os processos do conhecimento para problematizar o tema “A natureza e a conservação do meio ambiente”. Os resultados revelam que as atividades exploram mais recorrentemente o Experienciando o conhecido, o Conceituando por nomeação e o Aplicando criativa e adequadamente, processos tipicamente alinhados ao estágio de desenvolvimento das crianças, que são curiosas e aprendizes experimentais, ativamente explorando seu mundo e dando sentido a suas experiências. Por outro lado, Conceituando por teoria e Analisando crítica e funcionalmente se mostraram menos recorrentes ao longo da unidade, uma vez que demandam habilidades cognitivas mais complexas e, por conta disso, também demandam mais tempo para serem desenvolvidas em aula.

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Gabriele Machado Garcia, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em andamento em Letras - Inglês. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS. É orientadora pedagógica do LABLER-Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação/UFSM e coordenadora do Núcleo de Estudos Colaborativos em Contextos Escolares (N.E.C.C.E). É Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). É membro do Grupo de Pesquisa/CNPq "Linguagem como Prática Social" (Ref. UFSM.0043). 

Références

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Publié-e

2025-12-18

Comment citer

Garcia, G. M., & Ticks, L. K. (2025). Análise de uma unidade didática translíngue desenvolvida para um contexto de educação infantil no sul do Brasil sob a lente dos processos do conhecimento. Notas De Pesquisa, 3, e92282. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/92282

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