https://periodicos.ufsm.br/nope/issue/feed Notas de Pesquisa 2025-11-19T17:10:04-03:00 REVISTA NOTAS DE PESQUISA notasdepesquisa@ufsm.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">A <strong>NPesq</strong> é um periódico anual de fluxo contínuo, com data final de submissões para 30 de setembro e cuja missão principal é incentivar a publicação de resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas nas diferentes áreas do conhecimento que usam o conceito de discurso como referencial de análise. Acolhe artigos, ensaios, resumos expandidos, resenhas, <em>slides </em>de comunicações, pôsteres, planos de aula e unidades didáticas sobre temáticas variadas que encorajem o diálogo interdisciplinar sobre as relações entre discurso e práticas sociais. O periódico visa à divulgação de resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.), desde que esses resultados estejam baseados em dados coletados, analisados e interpretados com metodologia de pesquisa consistente. </p> https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/90588 Relatório de experiência de estágio: língua inglesa no primeiro ano do ensino médio 2025-07-11T10:57:19-03:00 Carolina Schmitt da Silva carolinaschmittdasilva@gmail.com Renato Sant Anna Prates renatosaprates@gmail.com <p>O estágio obrigatório é um requisito para cursos de graduação em licenciatura e o relatório de estágio surge como produção final. O objetivo deste relatório é compartilhar as experiências adquiridas durante o último estágio obrigatório de dois alunos do oitavo semestre de licenciatura em Letras-Inglês em uma escola pública estadual na cidade de Santa Maria.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/93497 Goal for it! 2025-09-08T13:57:46-03:00 Laiza Saldanha Schaf da Cruz laizaschaf@gmail.com Valéria Letícia Griebler valeriagriebler@gmail.com <p>Não é solicitado resumo para unidades didáticas</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/92480 Análise crítica de livros didáticos de língua inglesa do ensino médio sob a perspectiva dos letramentos 2025-06-25T18:35:32-03:00 Andréia Luísa Schirmann andreiaschirmann22@gmail.com <p>O livro didático continua sendo uma ferramenta importante no contexto escolar. Por isso, este estudo tem como objetivo investigar as representações de letramentos que subsidiam as atividades que constituem três LDs aprovados pelo PNLD/2021 de Língua Inglesa para o Ensino Médio<em>. </em>Para tanto, utilizamos como embasamento teórico a Pedagogia dos Letramentos, a partir do Grupo Nova Londres (1996), dos pressupostos de Kalantzis; Cope; Pinheiro (2020) e Rojo (2012) e da Análise Crítica de Gêneros (Motta Roth &amp; Heberle, 2015). Nas UDs selecionadas, evidenciamos uma afiliação ao ensino da linguagem como prática social (MOTTA-ROTH, 2008) e como língua franca (BNCC, 2018, p. 242), embora também apresentem contraditoriamente o Quadro Comum Europeu, parâmetro internacional, para orientar pelo menos dois dos referidos LDs analisados. Em relação à análise dos processos de conhecimento que subsidiam as atividades das três UDs, destacamos, em linhas gerais, um alinhamento teórico à perspectiva identificada nas seções pré-textuais, na medida em que as UDs propõem um ensino da linguagem, em alguma medida, didático, autêntico, funcional e crítico. Todavia, observamos que as atividades ainda deixam a desejar no que se refere à materialização de práticas que levem o aprendiz a agir efetivamente sobre os problemas discutidos.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/90752 A monitoria na aprendizagem da língua inglesa no ensino médio: uma pesquisa quantitativa com alunos do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria 2025-05-12T14:35:52-03:00 Carolina Tonelotto Lorenzoni carolina.lorenzoni@acad.ufsm.br Milene Vania Kloss milene@ctism.ufsm.br <p>O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) é uma instituição de ensino para diversos níveis, incluindo o Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico. O projeto de ensino “O desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa – Projeto de Conversação”(UFSM, 2023) objetiva contribuir com as quatro habilidades comunicativas dos alunos “através de uma formação plural e cidadã”. O projeto oferece bolsas de monitoria em Língua Inglesa, a qual tem como maior objetivo colaborar com o apoio de estudo e retirada de dúvidas dos alunos. De acordo com Lemos (2023), a prática da monitoria ajuda estudantes que hesitam buscar docentes, prevenindo a evasão e reprovação. Permite assim mesmo uma assistência individualizada, sendo possível atender às diferentes e específicas necessidades de cada aluno, colaborando com o processo de cada indivíduo.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/92163 Jogo dos linguistas: a ludicidade no ensino superior 2025-06-27T10:49:58-03:00 Juli Figueiredo da Costa julifigueiredacosta@gmail.com Deisi Ávila Figueiredo deisiavilafigueiredo@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um jogo educativo como forma de apoio ao ensino de Linguística no Ensino Superior, a partir de uma prática pedagógica. O presente trabalho foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Linguística Geral por um grupo de alunos do primeiro semestre do curso de Letras da Universidade Franciscana. O desenvolvimento do jogo justifica-se pela importância da ludicidade e do uso de novas ferramentas no ensino, alinhado à perspectiva dos multiletramentos. Além de tornar o ensino de Linguística Aplicada mais efetivo, lúdico e contextualizado, o jogo criado desenvolve de forma dinâmica e didática o aprendizado e a compreensão de alguns dos principais conceitos dos linguistas: Noam Chomsky, Fernand Saussure, Émile Benveniste e Roman Jakobson. Assim, este jogo aborda as teorias dos linguistas como o estruturalismo, gerativismo, funcionalismo, a teoria das funções da linguagem, teoria do sintagma versus paradigma, teoria dos princípios e parâmetros e dos tipos de elementos dêiticos. Como procedimentos metodológicos, foram realizadas as seguintes etapas: o desenvolvimento do jogo partiu de uma atividade em sala de aula, em que foi dado como produto de aprendizagem a ser desenvolvido por cada equipe, um jogo educativo de alguma das temáticas trabalhadas na disciplina; depois, os(as) alunos(as), em grupos, desenvolveram as questões, o tema abordado e o design do jogo. Por fim, o jogo foi materializado com digitação, impressão de cartas, plastificação e montagem do jogo para testes. A testagem foi feita em aula, em uma dinâmica em que todos os grupos jogaram os jogos elaborados na disciplina. Durante o jogo, o jogador retira uma carta da caixa, lê a pergunta e responde colocando a carta no linguista correspondente. Se a resposta estiver correta, prossegue o jogo, caso contrário, devolve a carta à caixa e passa a jogada para o próximo jogador. Quem tiver mais acertos, ganha. Como resultado, obteve-se um jogo que proporciona o conhecimento e a fixação de algumas das teorias dos linguistas representados nele. A conclusão dessa prática pedagógica e do desenvolvimento do produto de aprendizagem é que os jogos educativos auxiliam o aprendizado de forma lúdica, unindo conhecimento e entretenimento, além de proporcionar uma forma de avaliação de aprendizado diferenciada para estudantes de Licenciatura do Ensino Superior.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87624 A importância dos estudos de pressuposições e universo do discurso nas experiências de ensino 2024-06-03T16:42:24-03:00 Rubens dos Reis rubens.reis@acad.ufsm.br <p>Este resumo expandido procura discutir algumas possibilidades de inserção dos conceitos de “Universo do Discurso”, da Semântica (Hurford; Heasley; Smith, 2007) e de “Pressuposição”, da Pragmática (Yule, (1996/2016) no ensino (e na análise) da linguagem em sala de aula de língua Inglesa. O recurso textual analisado neste trabalho foi retirado da novelização dos jogos de Resident Evil, amplamente conhecido entre os jovens. A análise foi feita considerando as contribuições teóricas acerca de pressuposições e universo do discurso, embasada nos textos de Yule (1996/2016) e Hurford, Heasley e Smith (2007), respectivamente. Os textos literários digitais explorados em sala de aula podem ser grandes aliados no ensino da linguagem como prática social, engrandecendo o potencial de aprendizado dos alunos, uma vez que servem de exemplo vivo do papel da linguagem em processos interativos.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/93294 Interdisciplinaridade: literatura, diálogo e argumentação a partir de Carolina Maria de Jesus 2025-09-23T16:23:14-03:00 Suyane Iansen Rodrigues suyaneiansen@gmail.com <p>O presente trabalho constitui-se como uma proposta didádica no formato de plano de aula interdisciplinar vinculado às disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Redação e Literatura do 3º ano do Ensino Médio.</p> 2025-11-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Notas de Pesquisa