https://periodicos.ufsm.br/nope/issue/feedNotas de Pesquisa2024-12-12T00:00:00-03:00REVISTA NOTAS DE PESQUISAnotasdepesquisa@ufsm.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A <strong>NPesq</strong> é um periódico anual de fluxo contínuo, com data final de submissões para 1 de novembro e cuja missão principal é incentivar a publicação de resultados de pesquisas originais em desenvolvimento ou já concluídas nas diferentes áreas do conhecimento que usam o conceito de discurso como referencial de análise. Acolhe artigos, resumos expandidos, resenhas, <em>slides </em>de comunicações, pôsteres, planos de aula e unidades didáticas sobre temáticas variadas que encorajem o diálogo interdisciplinar sobre as relações entre discurso e práticas sociais. O periódico visa à divulgação de resultados obtidos em diferentes fases do processo de investigação (análise piloto, análise do contexto, análise do texto e do discurso, etc.), desde que esses resultados estejam baseados em dados coletados, analisados e interpretados com metodologia de pesquisa consistente. </p>https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87487English language as a global language in the band Now United2024-04-14T21:45:11-03:00Vitória Caroline Souza da Rochavitoria.planning@gmail.comDainara Taís Juchniewskidainarataisj@gmail.com<p>This teaching unit was developed with the aim of expanding the knowledge of students at a state school about English as a global language, and how this topic is present in the daily lives of these young people: social networks. The texts selected for the activities address the linguistic and cultural diversity of the musical group Now United, made up of members of different nationalities who communicate through the English language. The aim of creating and implementing this unit is to give students the opportunity to think about the social practices incorporated in the texts, as well as their lexicogrammatical structure and the way they relate to society, because when we educate students to be critical of the text they read, we help to form citizens capable of interacting more with the community, as well as defending their interests through language.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87433LOL e fique seguro2024-05-15T14:25:30-03:00Nathieli Cervonathieli.cervo@acad.ufsm.brGabriele Almeida de Moraes Pereiragabriele.moraes@acad.ufsm.brLuis Henrique Silveira Gonçalvesluhensilgon@gmail.com<p>.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87642Configuração Familiar e Comic Strip2024-04-27T13:03:47-03:00Fabiana da Silva Aymayfabiaymay@gmail.comFernanda Luísa Brixiusfernanda.brixius@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esta Unidade Didática tem por objetivo explorar o tópico família em conjunto do uso de comic strips, para realizar práticas pedagógicas em língua inglesa. As práticas pedagógicas visam alunos do 7º ano, que estão no seu segundo ano de aprendizado da língua inglesa. Na unidade os alunos irão refletir sobre as mudanças que vêm ocorrendo na configuração familiar nos últimos anos, e aprender a descrever seus familiares utilizando os termos de parentesco juntamento por meio do uso e produção de comic strips. Esta Unidade Didática traz as referências para o professor, indicações de trabalho metodológico por meio do uso de comic strips o incentivo em buscar novas formas de usar diferentes recursos para ensinar os alunos uma língua adicional.</span></p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/86848Um questionário sobre inteligência artificial e tecnologias relacionadas2024-04-13T10:00:13-03:00Gabriele Machado Garciagabriele.garcia@acad.ufsm.brGuilherme Fardin Hermesguilherme.hermes@acad.ufsm.brMatheus Mellomatheus.mello@acad.ufsm.brPaula Medianeira Graciano Fernandespaula.fernandes@acad.ufsm.brAngelica Micoanski Thomazineangelica.micoanski@ufsm.brAna Paula Carvalho Schmidtana.carvalho@ufsm.br<p>Plano de ensino referente à atividade desenvolvida durante o curso de Letras Inglês, para a disciplina "Dimensões políticas do ensino de língua inglesa", no qual realizou-se o Projeto de Extensão English Palooza, no Shopping Praça Nova, para desenvolvimento de atividades de prática oral com o público transuente.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/86701Dominó de animais do Zoológico de São Braz2024-02-16T14:50:40-03:00Angelica Micoanski Thomazineangelica.micoanski@ufsm.brAnna Carolina Gomes Cardoso Morás da Silvaannacarol.gcms@hotmail.comAna Paula Carvalho Schmidtana.carvalho@ufsm.brMarcelle Rosa de Oliveiramarcelle.rosa@acad.ufsm.br<p>Não se aplica ao plano de ensino.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/86716Modernismo: trabalhando com Virginia Woolf nas aulas de Língua Inglesa2024-04-13T09:53:59-03:00Carolina Schmitt da Silvacarolinaschmittdasilva@gmail.comCarolina Tonelotto Lorenzonicarolina.lorenzoni@acad.ufsm.br<p>Virginia Woolf é um grande nome do período do Modernismo. Para explorar características deste período e de Virgínia, foi construída uma proposta de plano de aula. Esta proposta explora as habilidades de pensamento crítico, compreensão auditiva, leitura e escrita dos alunos com base no conto "A marca na parede".</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/86549Meu jogo de memória de Natal2024-04-11T10:36:21-03:00Ana Paula Carvalho Schmidtana.carvalho@ufsm.brAngelica Micoanski Thomazineangelica.micoanski@ufsm.brBárbara de Paula Fernandesbarbara.fernandes@acad.ufsm.brEduarda Victória Bisognineduarda.bisognin@acad.ufsm.br<p>Não se aplica ao Plano de ensino.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87971Aprendendo inglês através dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos2024-07-08T14:46:04-03:00Cláudia Medianeira de Flores Netodadineto1968@gmail.comRodrigo Santiago Ribeirorodrigohusm2015@outlook.com<p>Plano de aula elaborado para o ensino de língua inglesa no contexto escolar com base na temática olimpíadas. </p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87489“The Gilmore Linguistics”: Uma análise de atos de fala e pressuposições na série se televisão ‘Gilmore Girls’2024-07-17T14:15:18-03:00Jessica Kailane Heckjessica.heck@acad.ufsm.brLuciane Kirchhof Tickslkirchhofticks@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é a análise, por meio de conceitos retirados das áreas da semântica e da pragmática, de um script retirado da série televisiva americana, Gilmore Girls (2000). Os conteúdos selecionados para servirem como ferramenta de análise foram extraídos dos livros Semantics (Hurford, Heasley & Smith, 2007), e Pragmatics (Yule, 1996), e consistem, respectivamente, nos tópicos de ‘Atos de fala’ e de ‘Pressuposições e Vinculações’, os quais conversam entre si durante essa análise. Uma das principais conclusões tiradas desse trabalho é quanto cultura mainstream, a qual não precisa ser excluída de contextos acadêmicos, mas pode ser usada como um cativante objeto de análise.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87435A identificação profissional de professores de inglês em formação desenvolvida em práticas reflexivas de um projeto público de extensão2024-04-18T10:45:52-03:00Gabriele Almeida de Moraes Pereiragabrielealmeida1721@gmail.comLuciane Kirchhof Tickslkirchhofticks@gmail.com<p>Esta pesquisa investiga a identificação de professores em formação com a sua profissão. Todos são participantes ativos no projeto Línguas no Campus, projeto de formação desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação. Os dados da pesquisa foram gerados através de um questionário investigativo combinado, que foi analisado focalizando como os participantes se comprometem com seus discursos (Fairclough, 2003) no processo da construção da identificação do professor com a sua profissão. Reconhecemos a identificação afetiva dos participantes com as práticas de ensino de Língua Inglesa e seu comprometimento com a profissão que estão dedicando-se para exercer, bem como destacamos o papel do projeto LinC na construção do perfil dos educadores.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87514Discurso de Deltan Dallagnol na coletiva de imprensa após a cassação: uma análise sistêmico-funcional2024-06-20T10:51:05-03:00Alisson do Nascimentoan9330@gmail.comSara Regina Scotta Cabralsara.scotta.cabral@gmail.com<p>O discurso político, em todas as suas dimensões, tem sido motivo de investigação também no campo da Linguística Sistêmico-Funcional, uma vez que, por meio da linguagem, decisões são tomadas e eventos são realizados. Motivados pela manifestação do ex-deputado Deltan Dallagnol por ocasião do indeferimento do registro de sua candidatura, este trabalho tem por objetivo identificar e classificar, com base na metafunção ideacional da Gramática Sistêmico-Funcional, os tipos de processos empregados pelo ex-parlamentar em uma coletiva de imprensa ocorrida em 17 de maio de 2023. Para isso, foi realizada a análise do discurso de Dallagnol com base no sistema de transitividade. Os resultados indicam que: a) prevalecem os processos materiais, mentais e relacionais, que indicam as atividades realizadas pelos participantes e os caracterizam ou identificam; b) em menor número, constam os processos verbais, comportamentais e existenciais; c) Dallagnol se representa como um soldado que lutou pelo fim da corrupção no país para persuadir a população com objetivo de conquistar apoio público.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Geografia Ensino & Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87288Engraçado e paquerador: uma análise semântica e pragmática de One Piece live-action2024-05-23T11:33:18-03:00Isadora de Oliveira Assunçãoisadora.assuncao@acad.ufsm.brLucas Goettertlucas.goettert@acad.ufsm.br<p>A linguagem é um sistema diversificado e complexo que permite múltiplas possibilidades de análise e interpretações durante seu uso para construir significados em discursos específicos. Para explorar algumas dessas possibilidades de análise em cenários ficcionais, nosso objetivo é evidenciar a presença de ambiguidade e polidez, a partir dos campos da semântica e da pragmática, em uma cena da série de TV One Piece da Netflix. Ao analisar a transcrição de uma cena específica de One Piece, conseguimos descobrir diferentes manifestações de ambiguidade e polidez. Esperamos que nossas descobertas possam fornecer apoio e conteúdo para que futuros professores de inglês e pesquisadores continuem investigando para tornar o processo de ensinar mais significativo e interessante na escola.</p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisahttps://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/88363Jogos no ensino: Linguística Da Geral2024-07-24T15:01:25-03:00Thaís de Andradethaisdeandrade2007@gmail.comÂntoni dos Santosantonisantos0403@gmail.comJociele Moneira Rezendejocielemr@gmail.comGeani de Oliveira SilveiraGeani.silveira@ufn.edu.comCauet Teixeira Silveiracauetts@gmail.com<p><span class="OYPEnA font-feature-liga-off font-feature-clig-off font-feature-calt-off text-decoration-none text-strikethrough-none">O jogo “Linguística Da Geral” foi criado com a orientação da Profa. dra. em linguística Graziela Frainer Knoll, professora na Universidade Franciscana (UFN), durante uma proposta de aula cujo o objetivo era criar um jogo didático utilizando elementos estudados durante as aulas de linguística geral do curso de letras português - inglês. </span><span class="OYPEnA font-feature-liga-off font-feature-clig-off font-feature-calt-off text-decoration-none text-strikethrough-none">A proposta foi desenvolvida por cinco alunos do primeiro semestre do curso. A atividade </span><span class="OYPEnA font-feature-liga-off font-feature-clig-off font-feature-calt-off text-decoration-none text-strikethrough-none">tem como objetivo retomar de forma lúdica os conhecimentos de estudantes de Letras acerca dos conteúdos explorados na disciplina de</span> <span class="OYPEnA font-feature-liga-off font-feature-clig-off font-feature-calt-off text-decoration-none text-strikethrough-none">Linguística Geral. </span><span class="OYPEnA font-feature-liga-off font-feature-clig-off font-feature-calt-off text-decoration-none text-strikethrough-none">Em suma, a confecção do jogo foi uma experiência enriquecedora que contribuiu significativamente para nossa formação como professores do amanhã, tanto no âmbito do conhecimento quanto da prática pedagógica.</span></p>2024-12-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Notas de Pesquisa