“The Gilmore Linguistics”: Uma análise de atos de fala e pressuposições na série se televisão ‘Gilmore Girls’

Autores

Palavras-chave:

Pragmática, Semântica, Pressuposição, Atos de fala

Resumo

O objetivo deste estudo é a análise, por meio de conceitos retirados das áreas da semântica e da pragmática, de um script retirado da série televisiva americana, Gilmore Girls (2000). Os conteúdos selecionados para servirem como ferramenta de análise foram extraídos dos livros Semantics (Hurford, Heasley & Smith, 2007), e Pragmatics (Yule, 1996), e consistem, respectivamente, nos tópicos de ‘Atos de fala’ e de ‘Pressuposições e Vinculações’, os quais conversam entre si durante essa análise. Uma das principais conclusões tiradas desse trabalho é quanto cultura mainstream, a qual não precisa ser excluída de contextos acadêmicos, mas pode ser usada como um cativante objeto de análise.

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Biografia do Autor

Jessica Kailane Heck, Universidade Federal de Santa Maria

Estudante de graduação em Licenciatura em Letras Inglês na Universidade Federal de Santa Maria. Possui experiência em iniciação científica na área de análise literária.

Luciane Kirchhof Ticks, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Graduação em Letras/Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM/RS.

Referências

Austin, J. L. (1962). How to do Things with Words. London: Oxford University Press.

Devitt & Hanley. (2006). The Blackwell Guide to The Philosophy of Language. New York: Blackwell Publishing.

Griffiths, P. (2006). An Introduction to English Semantics ad Pragmatics. Edinburgh: Edinburgh University Press.

Hurford & Heasley & Smith. (2007). Semantics. New York: Cambridge University Press.

Radnor, A. (2016). Why Gilmore Girls is perfect comfort TV. The Guardian.

Yule, G. (1996). Pragmatics. Oxford: Oxford University Press.

Yule, G. (1996). The Study of Language. Cambridge: Cambridge University Press.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

Heck, J. K., & Ticks, L. K. (2024). “The Gilmore Linguistics”: Uma análise de atos de fala e pressuposições na série se televisão ‘Gilmore Girls’. Notas De Pesquisa, 2(1), e87489. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/nope/article/view/87489

Edição

Seção

Artigo