Pessoas: paisagem e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148587813

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Escrita, Paisagem, Poesia, Filosofia

Resumo

Propomos um estudo da poética de Fernando Pessoa a partir do par escrita-paisagem. Consideramos haver uma abordagem filosófica, em diálogo com a literatura, que merece ser realizada por dentro das passagens de Pessoa (e seus heterônimos), a fim de que possamos pensar a contemporaneidade da sua escrita. Nossa hipótese é que no acontecimento dessa escrita em passagens vigora também um haver de paisagem, inicialmente como pagus (como território da página escrita), mas também como arte. Almeja-se que esta interpretação contribua ao que Badiou nos instiga a pensar: assumir os poemas de Pessoa como condição possível da filosofia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Trigueiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, UERJ (2022). Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo. Suas pesquisas e escritas voltam-se para temas como: paisagem; arte; ambiente; natureza; imagens e narrativas.

Marcus Alexandre Motta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Pós-Doutorado em Teoria e Filosofia da História - Fórum UNESCO - Universidade Lusíadas (2001). Professor Associado do Instituto de Letras (UERJ). Tem experiência na área de História, Letras e Arte Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica, Fernando Pessoa, cultura e história, teoria literária e arte contemporânea.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: Valdir Prigol (coord.). O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p. 55-76.

BADIOU, Alain. Uma tarefa filosófica: ser contemporâneo de Pessoa. In: BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. p. 53-63.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 1. vol. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-234.

CELAN, Paul. Arte Poética: O Meridiano e Outros Textos. Lisboa: Cotovia, 1996.

NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. ALEA, Rio de Janeiro, v. 15/2, p. 414-422, 2013.

NANCY, Jean-Luc. À escuta. Belo Horizonte: Chão da Feira, 2014.

OGGIONE, Bruno; MOTTA, Marcus Alexandre. A partir de (pessoas). Rio de Janeiro: Morandi, 2024.

PESSOA, Fernando. Poesias. Lisboa: Ática, 1942.

PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1965.

PESSOA, Fernando. Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação. Lisboa: Ática, 1966.

PESSOA, Fernando. Novas Poesias Inéditas. Lisboa: Ática, 1973.

PESSOA, Fernando. Cartas de Fernando Pessoa a Armando Côrtes-Rodrigues. Lisboa: Livros Horizonte, 1985.

PESSOA, Fernando. Antologia Estética: Teoria e Crítica Literária. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1988.

PESSOA, Fernando. Fausto: Tragédia Subjectiva. Lisboa: Presença, 1988b.

PESSOA, Fernando. Cancioneiro. [S.l]: Ciberfil, 2002. (Domínio Público).

CAEIRO, Alberto. Poemas de Alberto Caeiro. Lisboa: Ática, 1946.

CAEIRO, Alberto. Poemas Completos de Alberto Caeiro. Lisboa: Presença, 1994.

CAEIRO, Alberto. Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

CAEIRO, Alberto. Poemas completos de Alberto Caeiro. São Paulo: Ática, 2013.

CAMPOS, Álvaro. Poesias de Álvaro de Campos. Lisboa: Ática, 1944.

CAMPOS, Álvaro. Livro de Versos. Lisboa: Estampa, 1993.

CAMPOS, Álvaro. Poesia completa de Álvaro de Campos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

REIS, Ricardo. Poesias. Lisboa: Ática, 1995.

SOARES, Bernardo. Livro do Desassossego por Bernardo Soares. 2. vol. Lisboa: Ática, 1982.

SOARES, Bernardo. Livro do Desassossego por Bernardo Soares. São Paulo: Brasiliense, 1986.

Downloads

Publicado

2025-04-04

Como Citar

Trigueiro, A., & Motta, M. A. (2025). Pessoas: paisagem e escrita. Letras, 69, e87813. https://doi.org/10.5902/2176148587813