Formação docente por meio de jogos de realidade alternativa: uma proposta de curso de formação continuada a distância para professores de Espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571301

Palavras-chave:

Formação continuada, Jogo de realidade alternativa, Língua espanhola

Resumo

Nos últimos 30 anos, pesquisadores em CALL têm desenvolvido formas de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de línguas pelo uso de tecnologias em contextos variados. Neste estudo, investigamos pressupostos para a elaboração de uma proposta de curso de formação continuada para docentes de espanhol pelo uso de jogos de realidade alternativa. Para isso, realizamos uma revisão de literatura, com foco em estudos brasileiros publicados entre 2019 e 2021, além disso, consideramos dados obtidos pela aplicação de um questionário piloto. Resultados identificam o interesse dos professores de línguas adicionais em cursos on-line de formação continuada sobre as temáticas propostas.

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Biografia do Autor

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Letras (UFSM); Mestra em Ensino de Línguas (UNIPAMPA); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação; Graduada em Letras - Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (UFSM).

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

 Professora associada 2, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD. Atualmente atua como coordenadora adjunta da Universidade Aberta, na UFSM. Foi coordenadora substituta do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede/PPGTER/UFSM entre 2019 a 2021. Atuou como coordenadora administrativa e pedagógica do Laboratório de Línguas (2013 a 2020) e Coordenadora do Curso de Especialização em TIC/UAB/UFSM ( 2014 a 2019). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para EAD. Membro da ALAB.

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Publicado

2022-12-21 — Atualizado em 2023-01-09

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Como Citar

Linhati, S. T., & Reis, S. C. dos. (2023). Formação docente por meio de jogos de realidade alternativa: uma proposta de curso de formação continuada a distância para professores de Espanhol. Letras, 161–179. https://doi.org/10.5902/2176148571301 (Original work published 21º de dezembro de 2022)