A prática de análise linguística e a produção de atividades didáticas: o que (ainda) precisamos construir em contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569802

Palavras-chave:

Prática de análise linguística, Língua portuguesa, Professores em formação inicial

Resumo

Considerando resultados que evidenciam a reprodução de “modelos e práticas gramaticais tradicionais” (ROHLING; REMENCHE, 2015) e a recorrência de “enunciados que demandam apenas reconhecimento de categorias gramaticais” em atividades de análise linguística (PINTON; SILVA, 2021), este artigo objetiva verificar em que medida a prática de análise linguística é contemplada em atividades didáticas produzidas por duas professoras em formação inicial em termos de natureza das atividades, níveis de complexidade requeridos e estratos de linguagem contemplados. Para isso, nesta investigação, focalizamos o contexto formativo de professores de Letras em uma universidade federal do interior do Rio Grande do Sul, especificadamente a disciplina Leitura e Produção textual – Prática de Análise Linguística no Contexto Escolar.

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Biografia do Autor

Taís Vasques Barreto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduada em Licenciatura em Letras Português - Habilitação em Literatura Portuguesa (2019) na Universidade Federal de Santa Maria e Mestre (UFSM) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM (2022). Atualmente, doutoranda em Estudos Linguísticos na mesma instituição, sob orientação da prof.ª dr.ª Francieli Matzenbacher Pinton, e professora-pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem (NEPELIN).

Francieli Matzenbacher Pinton, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Mestrado (2003 e Doutorado (2012) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Professora Adjunto A do Departamento de Letras Vernáculas do Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Membro da Associação Latino-americana de linguística Sistêmico-funcional - ALSFAL, da Associação Latino-americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais e do Grupo de Trabalho Gêneros Discursivos/textuais da ANPOLL. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Linguagem - NEPELIN. Docente orientadora do Núcleo de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020). Tem experiência em Análise Crítica de Gêneros textuais, formação de professores de língua portuguesa, ensino e leitura de produção textual em diferentes áreas disciplinares, ensino de língua portuguesa na educação básica.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Barreto, T. V., & Pinton, F. M. (2023). A prática de análise linguística e a produção de atividades didáticas: o que (ainda) precisamos construir em contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa. Letras, 1(64), 24–42. https://doi.org/10.5902/2176148569802