O entrelugar do linguista e do professor: uma clareira
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148584492Parole chiave:
Falante, Aula, Livro, EntrelugarAbstract
O texto propõe aproximar o livro Problemas Geral de Linguística, de Valdir do Nascimento Flores, e uma aula, analisando a composição da Apresentação na interface com a aula. Essa relação será estabelecida pela relevância dos pressupostos teóricos enunciativos por meio das possibilidades que o falante constrói na e pela língua/linguagem. A antropologia da enunciação é fundamental para compreender qual é o lugar da língua no homem (FLORES, 2019). Esse movimento enfatiza dois aspectos igualmente importantes: ensinar e aprender. O autor ocupa um espaço intermediário entre o leitor e o texto de Apresentação. É o entrelugar enunciativo que se abre.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, Giorgio. Habitar e Construir. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2019.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes. 2012.
BARROS, Manoel de. O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística geral I. São Paulo: Cultrix, 1995.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística geral II. São Paulo: Cultrix, 1989.
BENVENISTE, Émile. Últimas aulas no Collège de France. (1968-1969) São Paulo: Editora UNESP, 2014.
BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
DELEUZE, Gilles. Prost e os Signos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
ESPINOSA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FLORES, Valdir do Nascimento. Problemas gerais de linguística. Petrópolis: Vozes, 2019.
FLORES, Valdir do Nascimento. Por que gosto de Benveniste? Revista Desenredo, [S. l.], v. 1, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/492. Acesso em: 25 de março de 2023. DOI: https://doi.org/10.21709/casa.v3i2.575
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
MILLS, C. Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 1987.
TOSTES, Angelica; ROCHA, Felipe. Pedagogia Popular Interfé frente à intolerância religiosa no Brasil. Disponível em: https://conic.org.br/portal/conic/noticias/pedagogia-popular-interfe-frente-a-intolerancia-religiosa-no-brasil. Acesso em: 20 de maio de 2023.
VIANNA, Graziela; VAZ, Paulo; SANTOS, Humberto. Sobre texto visual, som e imagem: novas paragens para as paisagens textuais. In: LEAL, Bruno. CARVALHO, Carlos. ALZAMORA, Geane (org). Textualidades Midiáticas. Belo Horizonte: PPGCom/UFSM, 2018. p. 113-130.
ZAMBRANO, María. Claros del bosque. Barcelona: Seix Barral, 1977.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Letras
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Ficam concedidos a Letras todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.