Uma década de transmissões de apresentações teatrais: questões e tendências
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148556341Parole chiave:
Transmissão de teatro. William Shakespeare. National Theatre Live (NT Live). RSC. O Globo shakespeariano. Rob Ashford. Kenneth Branagh.Abstract
Resumo: Este artigo acompanha o período de desenvolvimento da transmissão teatral no Reino Unido dentre 2009, quando a NT Live lançou sua operação de transmissão, e 2019. Defende a necessidade de considerar o impacto que as tecnologias de transmissão teatral têm na produção e na recepção de Shakespeare tanto na Grã-Bretanha como ao redor do mundo, considerando-se que as transmissões estão cada vez mais aptas a se tornarem substitutas da experiência de teatro que promovem. A primeira parte do artigo considera o alcance diferencial deste fenômeno supostamente "global" em continentes diversos e explora o risco de que grandes companhias como a National Theatre, a RSC e a Shakespeare's Globe construam monopólios culturais que possam restringir a participação de companhias menores. A segunda parte considera as técnicas de câmera utilizadas pelas transmissões e dá uma atenção especial à relação entre a montagem de proscênio no teatro e a bidimensionalidade da tela de cinema em Romeu e Julieta de Rob Ashford e Kenneth Branagh, que foi transmitida ao vivo pela Kenneth Branagh Company no Garrick Live em 2016.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Versioni
- 2022-08-02 (3)
- 2022-07-25 (2)
- 2021-03-11 (1)