Dinheiro e visualidade em "The Real Thing", de Henry James

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148588726

Mots-clés :

Henry James, The Real Thing, Black and White, Ilustração

Résumé

Este artigo se debruça sobre a interseção entre o dinheiro e a visualidade em “The Real Thing” (1892). Conquanto pareçam pertencer a esferas distintas, ambos elementos se imiscuem no conto de Henry James de modo a constituir o espaço criativo como subversivo. Para explorar tal argumento, será retomado o ensaio “Black and White”, originalmente publicado em 1889. Ainda que incorpore o aspecto comercial, o texto se vale da ilustração para elaborar uma concepção artística já presente em “The Art of Fiction” (1884), o que reitera o interesse do autor em deslindar as relações entre o pictórico e o verbal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thaís Marques Soranzo, Universidade de São Paulo

 Pesquisadora de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo. Graduada em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas, fez mestrado e doutorado em Teoria e História Literária também pela Unicamp, com período sanduíche na Universidade de Oxford. 

Références

GALE, Robert. A Note on Henry James’s ‘The Real Thing”. Studies in Short Fiction, v.1, p.65-66, 1963.

JAMES, Henry. The Art of Fiction (1884). In: The Art of Fiction and Other Essays. New York: Oxford University Press, 1948.

JAMES, Henry. A Arte da Ficção (1884). Trad. Daniel Piza. In: A Arte da Ficção. Osasco, São Paulo: Novo Século Editora, 2011.

JAMES, Henry. Black and White (1889). In: Picture and Text. New York: Harper and Brothers [1893], 1903.

JAMES, Henry. The Real Thing (1892). In: The Novels and Tales of Henry James – New York Edition, v. XVIII. New York: Charles Scribner’s Son, [1909] 1937.

JAMES, Henry. A coisa autêntica (1892). Trad. Paulo Henriques Britto. In: A morte do leão: Histórias de artistas e escritores. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

JAMES, Henry. Notebook III. In: MATTHIESSEN, F. O.; MURDOCK, K. B. (Orgs.) The Notebooks of Henry James (1947). New York: George Braziller, 1955.

KALIFA et al. La Civilisation du journal: Histoire culturelle et littéraire de la presse française au XIXe siècle. Paris: Nouveau Monde, 2011.

MELLO, Luiza Larangeira. “As Coisas que Parecem Ser”: Mimese, Ficção e o Romance em Henry James. In: COSTA, Natasha; NEVES, Larissa (Org.) Estudos Contemporâneos sobre Henry James. Goiânia: CEGRAF UGF, 2023.

MONTEIRO, George. Realization in Henry James’s “The Real Thing”. American Literary Realism, n.1, v. 36, p.40-50, 2003.

SONSTEGARD, Adam. “Singularly like a bad illustration”: The Appearance of Henry James’s “The Real Thing” in the Pot-Boiler Press. Texas Studies in Literature and Language, n. 2, v. 45, p. 173-200, 2003.

TUCKER, Amy. The Illustration of the Master: Henry James and the Magazine Revolution. Standford, California: Standford University Press, 2010.

Téléchargements

Publiée

2025-10-06

Comment citer

Soranzo, T. M. (2025). Dinheiro e visualidade em "The Real Thing", de Henry James. Letras, 71, e88726. https://doi.org/10.5902/2176148588726