Ceci est une version obsolète publiée le 2021-06-15. Consultez la version la plus récente.

VIOLÊNCIA ESPETACULAR E ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS DE LIBERDADE EM OBRAS DE SÉRGIO SANT’ ANNA

Auteurs

  • Anderson Possani Gongora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148542777

Mots-clés :

Teatro-ficção, Espetacularização, Violência.

Résumé

Resumo: Sérgio Sant’Anna compõe, além de contos e novelas, narrativas longas de caráter híbrido. Nelas, a arte dramática contribui para com a representação da violência na construção de novos sentidos para os seus textos. Partindo dessa constatação, este artigo objetiva uma análise de alguns trechos de obras consideradas teatro-ficção, a fim de ressaltar suas características teatrais como fatores interativos indispensáveis para a compreensão intersubjetiva das personagens. Assim, a apresentação do texto literário em forma de espetáculo imaginário colabora com a “encenação interior” do leitor/espectador mediante uma sociedade espetaculosa, exibicionista, com ênfase, por exemplo, no aspecto voyeurístico do real.


 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Anderson Possani Gongora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorando em Letras - Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade - da UFMS - Campus de Três Lagoas, supervsionado pelo Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino.

Références

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André de Macedo Duarte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BAUMAN, Zygmund. Modernidade e holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

COSTA, Jurandir Freire. Violência e Psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008a.

______. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008b.

SANT’ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. In: ______. Contos e novelas reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______. A tragédia brasileira: romance-teatro. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Um crime delicado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Um romance de geração: teatro-ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SANTOS, L. A. BRANDÃO. Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 2000.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Téléchargements

Publiée

2021-06-15

Versions

Comment citer

Gongora, A. P. (2021). VIOLÊNCIA ESPETACULAR E ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS DE LIBERDADE EM OBRAS DE SÉRGIO SANT’ ANNA. Letras, (61), 319–342. https://doi.org/10.5902/2176148542777