O herói e a máscara: Flávio de Carvalho e Roger Caillois leem Macunaíma
DOI :
https://doi.org/10.5902/2176148525087Mots-clés :
Macunaíma, Culto do herói, Máscara, Flávio de Carvalho, Roger CailloisRésumé
Este texto sugere uma leitura de Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, por meio das considerações sobre o culto do herói por Flávio de Carvalho (1899-1973) na série “Os gatos de Roma / Notas para a reconstrução de um mundo perdido” (1957/1958). Para Carvalho, o herói não consistiria em um ideal, mas em um duplo, oposto ao modelo de intelectual para Andrade. Assim como o Roger Caillois de Os jogos e os homens (1958), Carvalho refuta a identificação entre o herói e o “ideal do Eu” freudiano, transformandono em uma máscara que desloca a simetria do ser.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Mário de. O baile das quatro artes. São Paulo: Livraria Martins, 1963.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. 4. ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972, p. 231-255.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Ed crítica/ Telê Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littérature Latino-Américaine, des Caraïbes et Africaine du XXe Siècle; Brasília, DF: CNPq, 1988. (Coleção Arquivos, v. 6).
ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.
ANDRADE, Mário de. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Rio de Janeiro: Agir, 2008.
ANTELO, Raúl. Na ilha de Marapatá: Mário de Andrade lê os hispano-americanos. São Paulo: HUCITEC; Brasília: INL-Fundação Nacional Pró-Memória, 1986.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura Ocidental. 5. ed. Tradução por Suzi Frankl Sperber. São Paulo: Perspectiva, 2009.
AUGÉ, Marc. Heróis. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1994 (v 30: Religião, Rito).
BATAILLE, Georges. Œil. Friandise cannibale. In: Documents, Paris, n. 4, p. 215-216, 1929.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Organização, apresentação e notas: Susana Kampf Lages. Traduzido por Susana Kampf Lages. São Paulo: Duas Cidades, 2011.
CAILLOIS, Roger. Los juegos y los hombres. La máscara y el vértigo. Traduzido por Jorge Ferreiro. México: Fondo de Cultura Económico, 1994. Reimpresión.
CARVALHO, Flávio de Rezende. As feridas abertas da arqueologia. O europeu quer a guerra. Diário de S. Paulo, São Paulo, 20 jan. 1957 a. (III – Os gatos de Roma).
CARVALHO, Flávio de Rezende. O culto do herói, o Gótico e o Barroco. Diário de S. Paulo, São Paulo, 10 fev. 1957 b. (VI – Os gatos de Roma).
CARVALHO, Flávio de Rezende. O bem, o mal e a carícia. Diário de S. Paulo, São Paulo, 21 set. 1958. (LXV – Notas para a reconstrução de um mundo perdido).
CARVALHO, Flávio de Rezende. A escultura culinária. Alguns exemplares do século XVII (1935). In: Flávio de Carvalho. Curadoria Rui Moreira Leite. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010, p. 80-81.
CARVALHO, Flávio de Rezende. Notas sobre Mário de Andrade (1948). In: Flávio de Carvalho. Curadoria Rui Moreira Leite. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010, p. 103.
DOBRIZHOFFER, Martin. An Account of the Abipones. An Equestrian People of Paraguay. London: John Murray, 1822, v. II.
DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. Pref. Antonio Candido. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1977.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen mariposa. Traducción por Juan José Lahuerta. Barcelona: Mudito & CO, 2007.
ÉSQUILO. Prometeo encadenado. In: GUAL, Carlos García. Prometeo: mito y literatura. Madrid: FCE, 2009, p. 49-82.
FONSECA, Maria Augusta. A carta pras Icamiabas. In: ANDRADE, Mário. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Ed crítica/ Telê Porto Ancona Lopez, coordenadora. Paris: Association Archives de la Littérature Latino-Américaine, des Caraïbes et Africaine du XXe Siècle; Brasília, DF: CNPq, 1988, p. 329-345 (Coleção Arquivos, v.6).
FOUCAULT, Michel. O “não” do pai. In: FOUCAULT, Michel. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Org. Manoel Barros da Motta. Traduzido por Vera Lúcia Avelar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999 (Ditos & Escritos I).
FRAZER, James. The Golden Bough. A Study in Magic and Religion. New York: The Macmillan Company, 1945. (Abridged Edition).
FREUD, Sigmund. Lo ominoso. In: FREUD, Sigmund. Sigmund Freud: obras completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1984, p. 215-251, v. 17.
FREUD, Sigmund. Totem e tabu [1912-13]. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. XIII.
FREUD, Sigmund. O Eu e o Id. Autobiografia e outros textos (1923-1935). Traduzido por Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
LEIRIS, Michel. Le ‘caput mortuum’ ou la femme de l’alchimiste. Documents, Paris, n. 8, p. 26, 1931.
LOPEZ, Telê Porto Ancona. Mário de Andrade: ramais e caminho. São Paulo: Duas Cidades, 1972.
MADUREIRA, Luís. Cannibal Modernities. Postcoloniality and the AvantGarde in Caribbean and Brazilian Literature. Virginia: University of Virginia Press, 2005 (New World Studies).
MEDEIROS, Sérgio. Makunaíma e Jurupari: cosmogonias ameríndias. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MÉTRAUX, Alfred. La comédie ritualle dans la possession. Diogène, Paris, juillet 1955, n. 11, p. 26-49.
PROENÇA, Cavalcanti. Roteiro de Macunaíma. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. São Paulo: INTERCOM; Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.