Ceci est une version obsolète publiée le 2022-12-21. Consulter la version la plus récente.

Formação docente por meio de jogos de realidade alternativa: uma proposta de curso de formação continuada a distância para professores de Espanhol

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2176148571301

Mots-clés :

Formação continuada, Jogo de realidade alternativa, Língua espanhola

Résumé

Nos últimos 30 anos, pesquisadores em CALL têm desenvolvido formas de aprimorar os processos de ensino e de aprendizagem de línguas pelo uso de tecnologias em contextos variados. Neste estudo, investigamos pressupostos para a elaboração de uma proposta de curso de formação continuada para docentes de espanhol pelo uso de jogos de realidade alternativa. Para isso, realizamos uma revisão de literatura, com foco em estudos brasileiros publicados entre 2019 e 2021, além disso, consideramos dados obtidos pela aplicação de um questionário piloto. Resultados identificam o interesse dos professores de línguas adicionais em cursos on-line de formação continuada sobre as temáticas propostas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Letras (UFSM); Mestra em Ensino de Línguas (UNIPAMPA); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação; Graduada em Letras - Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (UFSM).

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

 Professora associada 2, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD. Atualmente atua como coordenadora adjunta da Universidade Aberta, na UFSM. Foi coordenadora substituta do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede/PPGTER/UFSM entre 2019 a 2021. Atuou como coordenadora administrativa e pedagógica do Laboratório de Línguas (2013 a 2020) e Coordenadora do Curso de Especialização em TIC/UAB/UFSM ( 2014 a 2019). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para EAD. Membro da ALAB.

Références

CHIZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 16, n. 2, 2003, p. 221-336. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf Acesso em: 20 jun. 2022

COSTA, A. R. et al. 10 anos de Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas: estado da arte. IN: LEFFA, V. J. et al. Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 19-43. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/2921 Acesso em: 10 jun. 2022.

GARCÍA, M. D. Juegos de Realidad Alternativa: un análisis geonarrativo y aumentado de Ingress. 2015. 219 f. Tese (doutorado) - Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2015. Disponível em: https://eprints.ucm.es/id/eprint/42118/ Acesso em: 28 maio 2022.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2009, p. 31-42. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em: 22 nov. 2020.

LEFFA, V. J. et al. Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. 1 ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/handle/11624/2921 Acesso em: 10 jun. 2022.

LINS, A. M. Uso de um Alternate Reality Game (ARG) no ensino de língua inglesa. IN: Caderno de programação e resumos do IV SIGATEC. Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/856/2021/10/Caderno-Resumos-e-Programacao-IV-SIGATEC.pdf Acesso em: 01 ago. 2022.

LINS, A. M. Uso de um Alternate Reality Game (Arg) no Ensino de Língua Inglesa do Ensino Médio Técnico em Agropecuária. 2022. 223 f. Qualificação de Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Universidade de Taubaté, Taubaté, SP, 2022.

LÓPEZ-MERA, D. D. et al. Bases para el desarrollo de un Juego de Realidad Alternativa educativo. Revista Sapientía, Cali, v. 9, n. 17, p. 24-31, 2017. Disponível em: https://revistas.uniajc.edu.co/index.php/sapientia/article/view/97 Acesso em: 30 maio 2022.

LÓPEZ-MERA, D. D. et al. Modelo para la creación del juego de realidad alternativa <>: matemáticas, relatos y juegos en instituciones de educación superior. Tecnología, ciencia y educación, n. 20, p. 133-154, sep./dic., 2021. Disponível em: https://www.tecnologia-ciencia-educacion.com/index.php/TCE/article/view/529 Acesso em: 30 maio 2022.

KALANTZIS, M.; COPE, B; PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas: Editora da UNICAMP, 2020.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. M. Guidelines for performancing Systemic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/302924724_Guidelines_for_performing_Systematic_Literature_Reviews_in_Software_Engineering Acesso em: 31 maio 2022.

MARTINS, C. B. M. J.; MOREIRA, H. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, v. 10, n. 3, p. 247-255, set./dez., 2012

MCGONIGAL, J. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. 1 ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012

REIS, S. C. dos. As tendências teóricas em estudos de CALL no Brasil: identificando o estado da arte. IN: VIII Encontro do CELSUL. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CELSUL_VIII/estudos_de_call.pdf Acesso em: 05 jun. 2022.

REIS, S. C. dos. Do discurso à prática: textualização de pesquisas sobre o ensino de inglês mediado por computador. 2010. 227 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3964 Acesso em: 05 jun. 2022.

REIS, S. C. dos. Curso English Online 3D no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida. Ilha do desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 415-444, set./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80730 Acesso em: 03 abr. 2022.

ROSE, D.; MARTIN, J. R. Leer para aprender: lectura y escritura en las áreas del currículo. Madrid: Ediciones Pirámide, 2018.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em: Acesso em: 19 set. 2019. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3317710/mod_resource/content/2/A%20formacao%20social%20da%20mente.pdf Acesso em: 18 set. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-21

Versions

Comment citer

Linhati, S. T., & Reis, S. C. dos. (2022). Formação docente por meio de jogos de realidade alternativa: uma proposta de curso de formação continuada a distância para professores de Espanhol. Letras, 159–177. https://doi.org/10.5902/2176148571301