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Teacher education by using alternate reality games: a proposal of continuing education course for Spanish teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148571301

Keywords:

Continuing education, Alternate reality game, Spanish

Abstract

Over the last 30 years, CALL researchers have developed ways to implement the processes of language learning and teaching by using digital technologies in a variety of contexts. In this study, we investigated assumptions to support the design of a distance education course for Spanish teachers using an alternative reality game as a strategy to base the course proposed. To do it, we used a review of literature conducted in Brazilian Journals and a survey applied to collect data. As a result, we identified the interest of language teachers in an online continuing education course about the proposed thematics.

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Author Biographies

Suzana Toniolo Linhati, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Letras (UFSM); Mestra em Ensino de Línguas (UNIPAMPA); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação; Graduada em Letras - Língua Espanhola e Respectivas Literaturas (UFSM).

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

 Professora associada 2, no Curso de Letras, pesquisadora, orientadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM. Líder do GRPesq/CNPq NUPEAD (Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a distância). Idealizadora e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEon) e dos cursos de inglês English Online 3D e ReSPOnD. Atualmente atua como coordenadora adjunta da Universidade Aberta, na UFSM. Foi coordenadora substituta do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede/PPGTER/UFSM entre 2019 a 2021. Atuou como coordenadora administrativa e pedagógica do Laboratório de Línguas (2013 a 2020) e Coordenadora do Curso de Especialização em TIC/UAB/UFSM ( 2014 a 2019). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, com estágio no exterior na Iowa State University (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa mediado por computador, ensino de línguas a distância, linguística aplicada, análise crítica do discurso e tecnologias educacionais no ensino de LE. Desenvolve pesquisas sobre ensino de línguas e tecnologias, tanto para ensino presencial quanto para a distância, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação inicial e continuada de professores para EAD. Membro da ALAB.

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Published

2022-12-21

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How to Cite

Linhati, S. T., & Reis, S. C. dos. (2022). Teacher education by using alternate reality games: a proposal of continuing education course for Spanish teachers. Letras, 159–177. https://doi.org/10.5902/2176148571301