A prática de análise linguística na alfabetização por meio do projeto Ananse durante a pandemia da Covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148569361

Palavras-chave:

Alfabetização, Análise linguística, Projeto de leitura, Narrativa, Pandemia

Resumo

Ao considerar a narrativa como um caminho de pesquisa e de se fazer ciência, bem como delegar a ela um fundamental papel na formação humana, objetivamos, neste texto, refletir como um projeto de leitura denominado Ananse contribuiu para a prática de análise linguística e como foi o processo de domínio e manuseio da linguagem escrita por uma criança de uma turma de 2° ano, de uma escola pública federal, a qual denominaremos L. A reflexão ganha destaque, uma vez que a experiência vivida ocorreu  nas aulas remotas, num período singular que foi a pandemia da Covid-19. Desse modo, a partir do saber de experiência, narramos como uma criança em fase de alfabetização está dialogando com a literatura e com os conhecimentos que vem construindo com/sobre os textos escritos por meio da prática de análise linguística. Fundamentamos a nossa reflexão teórico-metodológica em autores como Bakhtin (1992), Geraldi (2004) e Larrosa (2002). A reflexão narrada explicita, através da experiência de L, como a prática de análise linguística advinda do Ananse possibilita a construção de um caminho possível e viável para contribuir com a alfabetização através da interação com textos e com a vida, sendo esta mediada pela linguagem.

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Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Possui graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal de São Carlos (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2006), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e Pós doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar (2017). Atua como professora adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. É vice líder do grupos de pesquisa GEBAP - grupo de estudos bakhtinianos do Pampa - (UNIPAMPA) e Linguagem formação e arpendizagem (UFSCar); Pesquisadora do GRUPA (grupo de pesquisa de alfabetização no Brasil) (UNESP); professora permanente do PROFLETRAS/UFSC e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC (PPGL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, gêneros discursivos, letramento, linguagem e dialogismo.

Ana Lúcia Machado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora  do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa (GEBAP), Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) e Grupo de Estudos e pesquisas: formação de professores e práticas de ensino (FOPPE). 

 

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

Giovani, F., & Machado, A. L. (2023). A prática de análise linguística na alfabetização por meio do projeto Ananse durante a pandemia da Covid 19. Letras, 1(64), 183–195. https://doi.org/10.5902/2176148569361