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O inglês não é um só: desenvolvimento do conceito de inglês como língua franca em um curso do programa idiomas sem fronteiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148548477

Keywords:

Desenvolvimento de Conceitos. Inglês como Língua Franca. Programa Idiomas sem Fronteiras.

Abstract

Este artigo objetiva reportar o desenvolvimento do conceito de inglês como língua franca (ILF) por cinco participantes de um curso presencial de curta duração ministrado por dois professores em formação inicial, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras em uma universidade pública municipal brasileira. Dois instrumentos de coleta de dados foram utilizados: respostas a dois quizzes realizados durante o curso e um questionário aplicado posteriormente. Em seus discursos, os participantes trouxeram à tona a compreensão crítica dos conceitos de falante nativo, imperialismo, juízo de valor, preconceito linguístico, empoderamento, monitoramento linguístico, variação linguística e foco nas práticas comunicativas.

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Author Biographies

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau

Profa. Dra. Cyntia BailerDocente no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação

Luis Antonio Debortoli, FURB

Estudante da 8a fase do curso de Letras Português/Inglês da FURB

Professor no Programa Idiomas sem Fronteiras

Tiago de Matos, FURB

Estudante da 8a fase do curso de Letras Português/Inglês da FURB

Professor no Programa Idiomas sem Fronteiras

Ana Paula Berri, FURB

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB

Professora da rede municipal de Rio do Sul

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Published

2021-10-19 — Updated on 2022-07-04

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How to Cite

Bailer, C., Debortoli, L. A., de Matos, T., & Berri, A. P. (2022). O inglês não é um só: desenvolvimento do conceito de inglês como língua franca em um curso do programa idiomas sem fronteiras. Letras, 271–289. https://doi.org/10.5902/2176148548477 (Original work published October 19, 2021)