Shakespeare no palco do pós-guerra britânico: da internacionalização às releituras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148575179

Palavras-chave:

William Shakespeare, Cânone, Teatro moderno, Teatro britânico

Resumo

Este artigo pretende caracterizar alguns momentos definidores do processo de canonização de Shakespeare, tendo por ponto de partida o teatro moderno britânico e as releituras do material shakespeareano realizadas a partir de meados do século XX. A internacionalização do dramaturgo, bem como sua avaliação crítica por parte de Bernard Shaw e a análise totalizante de Jan Kott são preâmbulos para o retrato da retomada de Shakespeare no contexto do pós-guerra, de constantes emparelhamentos e contradições entre o tradicional e o novo, o canônico e o moderno, momento que tornou possível um fecundo aproveitamento estético e político do material shakespeareano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime: Tradução do “Prefácio de Cromwell”. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

KOTT, Jan. Shakespeare nosso contemporâneo. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

LACEY, Stephen. British Realist Theatre: The New Wave in Its Context 1956-1965. London: Routledge, 1995.

MASON, Haydn. VOLTAIRE VERSUS SHAKESPEARE: THE LETTRE À L'ACADÉMIE FRANÇAISE (1776). Journal for Eighteenth-Century Studies, v. 18, p. 173-184, 1995. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1754-0208.1995.tb00187.x

PATTERSON, Michael. Rewriting Shakespeare: Edward Bond’s Lear. In: PATTERSON, Michael. Strategies of Political Theatre: Post-War British Playwrights. Cambridge: Cambridge University Press, 2006, p 138-153.

REBELLATO, Dan. 1956 And All That: the making of the modern British drama. London: Routledge, 1999.

ROSENFELD, Anatol. Teatro Moderno. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.

ROSENFELD, Anatol. Estética e Teatro Alemão. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

SILVERMAN, Albert H. Bernard Shaw's Shakespeare Criticism. PMLA, n. 4, v. 72, p. 722-736, 1957. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/460181

Downloads

Publicado

2024-03-22

Como Citar

Souza, J. R. da S. (2024). Shakespeare no palco do pós-guerra britânico: da internacionalização às releituras. Letras, (67), 138–148. https://doi.org/10.5902/2176148575179