Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-03-11. Leia a versão mais recente.

Uma década de transmissões de apresentações teatrais: questões e tendências

Autores

  • Pascale Aebischer Universidade de Exeter

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148556341

Palavras-chave:

Transmissão de teatro. William Shakespeare. National Theatre Live (NT Live). RSC. O Globo shakespeariano. Rob Ashford. Kenneth Branagh.

Resumo

Resumo: Este artigo acompanha o período de desenvolvimento da transmissão teatral no Reino Unido dentre 2009, quando a NT Live lançou sua operação de transmissão, e 2019. Defende a necessidade de considerar o impacto que as tecnologias de transmissão teatral têm na produção e na recepção de Shakespeare tanto na Grã-Bretanha como ao redor do mundo, considerando-se que as transmissões estão cada vez mais aptas a se tornarem substitutas da experiência de teatro que promovem. A primeira parte do artigo considera o alcance diferencial deste fenômeno supostamente "global" em continentes diversos e explora o risco de que grandes companhias como a National Theatre, a RSC e a Shakespeare's Globe construam monopólios culturais que possam restringir a participação de companhias menores. A segunda parte considera as técnicas de câmera utilizadas pelas transmissões e dá uma atenção especial à relação entre a montagem de proscênio no teatro e a bidimensionalidade da tela de cinema em Romeu e Julieta de Rob Ashford e Kenneth Branagh, que foi transmitida ao vivo pela Kenneth Branagh Company no Garrick Live em 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascale Aebischer, Universidade de Exeter

scale Aebischer is Professor of Shakespeare and Early Modern Performance Studies. She specialises in the history of the performance of early modern drama (including Shakespeare), with an emphasis on 1580s-1700 and 1980s-present. She has a particular interest in bodies and performance technologies (from candlelight through social media to 'live' theatre broadcast), as well as in the connection between the reconstruction of early modern playhouses and urban regeneration. These interests are reflected in her teaching, which focuses on early modern - Restoration theatrical cultures and performance practices, Shakespeare, and present-day performance on stages and screens.

Downloads

Publicado

2021-03-11

Versões

Como Citar

Aebischer, P. (2021). Uma década de transmissões de apresentações teatrais: questões e tendências. Letras, 159–178. https://doi.org/10.5902/2176148556341