Dies ist eine überholte Version, die am 2021-06-15 veröffentlicht wurde. Lesen Sie die aktuellste Version.

VIOLÊNCIA ESPETACULAR E ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS DE LIBERDADE EM OBRAS DE SÉRGIO SANT’ ANNA

Autor/innen

  • Anderson Possani Gongora Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148542777

Schlagworte:

Teatro-ficção, Espetacularização, Violência.

Abstract

Resumo: Sérgio Sant’Anna compõe, além de contos e novelas, narrativas longas de caráter híbrido. Nelas, a arte dramática contribui para com a representação da violência na construção de novos sentidos para os seus textos. Partindo dessa constatação, este artigo objetiva uma análise de alguns trechos de obras consideradas teatro-ficção, a fim de ressaltar suas características teatrais como fatores interativos indispensáveis para a compreensão intersubjetiva das personagens. Assim, a apresentação do texto literário em forma de espetáculo imaginário colabora com a “encenação interior” do leitor/espectador mediante uma sociedade espetaculosa, exibicionista, com ênfase, por exemplo, no aspecto voyeurístico do real.


 

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Anderson Possani Gongora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorando em Letras - Estudos Literários: Literatura, História e Sociedade - da UFMS - Campus de Três Lagoas, supervsionado pelo Prof. Dr. Wagner Corsino Enedino.

Literaturhinweise

ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Trad. André de Macedo Duarte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

BAUMAN, Zygmund. Modernidade e holocausto. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. 14. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

COSTA, Jurandir Freire. Violência e Psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Trad. Pedro Süssekind. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Trad. Sérgio Sálvia Coelho. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008a.

______. Dicionário de teatro. Trad. J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008b.

SANT’ANNA, Sérgio. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. In: ______. Contos e novelas reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

______. A tragédia brasileira: romance-teatro. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Um crime delicado. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

______. Um romance de geração: teatro-ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

SANTOS, L. A. BRANDÃO. Um olho de vidro: a narrativa de Sérgio Sant’Anna. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 2000.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

Veröffentlicht

2021-06-15

Versionen

Zitationsvorschlag

Gongora, A. P. (2021). VIOLÊNCIA ESPETACULAR E ANSEIOS CONTEMPORÂNEOS DE LIBERDADE EM OBRAS DE SÉRGIO SANT’ ANNA. Letras, (61), 319–342. https://doi.org/10.5902/2176148542777