Perguntas e respostas nos livros didáticos: desconstruindo estereótipos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148535858

Palavras-chave:

Livro didático, Prática docente, Compreensão, Expectativas

Resumo

Este artigo, fruto de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida na área de Linguística Aplicada, no Mestrado Profissional (PROFLETRAS), visa contribuir para a discussão sobre livro didático de língua portuguesa no que concerne à elaboração de perguntas e à projeção de respostas para relacioná-las às compreensões leitoras dos alunos, com base na perspectiva discursiva da língua(gem) em interface com trabalhos no campo social da educação.  O estudo aponta para novos (des)entendimentos, colocando em xeque a própria docência, pois mostra a desconstrução de estereótipos negativos acerca dos jovens, especialmente os das classes populares, referentes às dificuldades nas aulas de língua portuguesa.

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Biografia do Autor

Victoria Wilson da Costa Coelho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ

Professora associada de Linguística na Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) onde atua no curso de Letras e no Programa do Mestrado Profissionalizante em Letras (PROFLETRAS). É doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e concluiu o pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense. Foi professora do ensino fundamental na rede estadual durante dez anos e quinze anos da rede privada. Atual líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Sociedade, participa de pesquisas relacionadas a temas no contexto da Linguística Aplicada: ao ensino e a aprendizagem (usos e práticas) da língua portuguesa, com ênfase nos estudos do letramento na escola e na universidade. Também pesquisa pragmática e polidez.  Tem livros e artigos publicados em periódicos nacionais com temas da área.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Sain’t Clair, F. B., & Coelho, V. W. da C. (2019). Perguntas e respostas nos livros didáticos: desconstruindo estereótipos. Letras, (58), 277–298. https://doi.org/10.5902/2176148535858