A aquisição de habilidades motoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546487986

Palavras-chave:

Educação, Movimento, Aquisição de habilidades, Processo de aprendizagem, Atividade física

Resumo

O principal objetivo da educação física é ensinar as crianças a lidar com situações que exigem atividade física. A criação e organização de tais situações pelo professor está intimamente ligada à sua compreensão da educação e do movimento. Se a educação for considerada um meio que permite à criança educar-se e se o movimento for visto como um meio de comunicação entre a criança e o seu meio envolvente, a aquisição das competências necessárias para lidar com tais situações só pode ser alcançada através de um confronto activo com o ambiente. objetivos de ensino. Isto é particularmente bem-sucedido se as crianças assumirem a responsabilidade pelo seu próprio processo de aprendizagem e pela criação e organização das suas aulas de educação física. Com base nas condições mencionadas acima, o artigo a seguir descreve o conceito didático dos autores sobre como ensinar educação física ilustrado por exemplos práticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klaus Wichmann, Universidade Técnica de Braunshweig

Prencher quando possível. 

Referências

Bietz, J. (1998). Sportspielvermittlung – Konzepte, Probleme, Perspektiven. Sportunterricht, Schorndorf, 47, Heft 7, 267-274.

Dietrich, K. (1980). Spielen. Sportpädagogik, 4(1), 13-20.

Dietrich, K. (1984). Vermitteln Spielreihen Spielfähigkeit? Sportpädagogik, 1, 19-21.

Freire, P. (1980). Pädagogik der Unterdrückten. Rowohlt: Reinbek bei Hamburg.

Funke-Wieneke, J. (1995). Vermitteln. Schritte zu einem ökologischen Unterrichtskonzept. Sportpädagogik, 19(5), 22-26.

Funke-Wieneke, J. (2004). Bewegungs- und Sportpädagogik. Baltmannsweiler.

Knauf, T. (2001). Einführung in die Grundschuldidaktik. Stuttgart: Kohlhammer.

Landau, G., & Brodtmann, D. (1982). An Problemen lernen. Sportpädagogik 6(3), 16-22.

Loibl, J. (2001). Basketball - genetisches Lehren und Lernen: spielen – erfinden – erleben - verstehen. Hofmann: Schorndorf.

Scherer, G. (2001). Zwischen Bewegungslernen und Sich-Bewegen lernen.

Sportpädagogik, 25(4), 1-24.

Söll, W. (2003). Sportunterricht Sport unterrichten: Ein Handbuch für

Sportlehrer (3. Auflage.). Hofmann: Schorndorf.

Wagenschein, M. (1991). Verstehen lernen. Beltz: Weinheim.

Warwitz, S; Rudolph, A. Vom Sinn des Spielens – Reflexionen und

Spielideen. Hohengehren. 2004.

Wichmann, K. (2005). Ball spielen in Mannschaften. Praxis Grundschule, 1, 17-21.

Downloads

Publicado

16-06-2025

Como Citar

Wichmann, K. (2025). A aquisição de habilidades motoras. Kinesis, 43, e87986. https://doi.org/10.5902/2316546487986

Edição

Seção

Artigos originais