A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA

Autores

  • Suraya Cristina DARIDO

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648510

Resumo

DEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDA­DES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANA­LISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ES­TÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPE­RAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTO­RAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-04-2013

Como Citar

DARIDO, S. C. (2013). A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA. Kinesis, 5(2). https://doi.org/10.5902/231654648510

Edição

Seção

Ensaios