A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648510Abstract
DEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANALISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPERAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.