A Educação Física e a Questão da Discriminação Racial
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648433Resumo
Neste ensaio, enfocamos a questão da discriminação racial, partindo de uma reflexão filosófica que vê o homem como unidade dialética corpóreo- espiritual que, em sua práxis material-histórica, cria o seu mundo, gerando as diferentes culturas. Rejeitamos, assim, todas as teorias que explicam a diversidade cultural através de características raciais hereditárias. Desvelando os antecedentes históricos da problemática da discriminação racial na sociedade brasileira, abordamos a questão da relação dialética entre a identidade pessoal e a identidade cultural. Vendo na Educação em geral e na Educação Física um espaço de luta contra a discriminação racial e de valorização da identidade cultural do negro, apontamos algumas possibilidades pedagógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.