Análise Tri-dimensional do Movimento Chapéu de Cou¬ro na Capoeira Tri-Dimensional Analysis of the “CHAPÉU DE COURO” Moviment in “CAPOEIRA ”
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648371Resumo
Utilizando-se o método da cinematografia tridimensional foi estudado o comportamento de algumas variáveis cinemáticas do movimento
Chapéu de Couro na Capoeira. Neste estudo observou-se que a Trajetória Espacial do Centro de Gravidade do movimento apresenta a forma aproximada de uma hipérbole, apresentando-se padrão para amostra estudada. As alturas mínimas encontradas para o deslocamento do CG verificaram-se no início do movimento, e as alturas máximas foram encontradas no final do movimento. As velocidades instantâneas do deslocamento do Centro de Gravidade variaram entre 3.01m/s, a máxima e 0.01m/s, a mínima. A trajetória de deslocamento do pé de ataque apresentou-se padrão para amostra estudada, com uma configuração de forma circular. Analisando-se a velocidade do pé de ataque foram encontradas velocidades instantâneas máximas de até 7.53m/s e velocidades mínimas de 0.01m/s. As velocidades máximas foram encontradas na fase ascendente do movimento.
Na análise das velocidades do pé de apoio foram encontradas velocidades máximas de até 9.46m/s, e velocidades mínimas de 0.01m/s.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.