Análise Tri-dimensional do Movimento Chapéu de Cou¬ro na Capoeira Tri-Dimensional Analysis of the “CHAPÉU DE COURO” Moviment in “CAPOEIRA ”
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648371Abstract
Utilizando-se o método da cinematografia tridimensional foi estudado o comportamento de algumas variáveis cinemáticas do movimento
Chapéu de Couro na Capoeira. Neste estudo observou-se que a Trajetória Espacial do Centro de Gravidade do movimento apresenta a forma aproximada de uma hipérbole, apresentando-se padrão para amostra estudada. As alturas mínimas encontradas para o deslocamento do CG verificaram-se no início do movimento, e as alturas máximas foram encontradas no final do movimento. As velocidades instantâneas do deslocamento do Centro de Gravidade variaram entre 3.01m/s, a máxima e 0.01m/s, a mínima. A trajetória de deslocamento do pé de ataque apresentou-se padrão para amostra estudada, com uma configuração de forma circular. Analisando-se a velocidade do pé de ataque foram encontradas velocidades instantâneas máximas de até 7.53m/s e velocidades mínimas de 0.01m/s. As velocidades máximas foram encontradas na fase ascendente do movimento.
Na análise das velocidades do pé de apoio foram encontradas velocidades máximas de até 9.46m/s, e velocidades mínimas de 0.01m/s.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.