SABERES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546422584Palavras-chave:
Educação Física. Saberes. Docentes. Ensino Fundamental.Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar como os professores de Educação Física que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem os saberes trabalhados em aula. Trata-se de um estudo qualitativo. Foram entrevistados cinco professores de Educação Física que atuam em escolas municipais, estaduais e privadas do município de Lajeado/ RS. A pesquisa evidenciou que a compreensão sobre os saberes está intimamente ligada à formação inicial dos professores, notadamente influenciada pela esportivização, o militarismo e a medicina higiênica. Em relação aos saberes trabalhados, evidenciou-se a questão da disciplina, das relações interpessoais, dos esportes e da socialização, construídos através das práticas corporais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.