SABERES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Caroline Moesch Cardoso
  • Silvane Fensterseifer Isse

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546422584

Palavras-chave:

Educação Física. Saberes. Docentes. Ensino Fundamental.

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar como os professores de Educação Física que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental compreendem os saberes trabalhados em aula. Trata-se de um estudo qualitativo. Foram entrevistados cinco professores de Educação Física que atuam em escolas municipais, estaduais e privadas do município de Lajeado/ RS. A pesquisa evidenciou que a compreensão sobre os saberes está intimamente ligada à formação inicial dos professores, notadamente influenciada pela esportivização, o militarismo e a medicina higiênica. Em relação aos saberes trabalhados, evidenciou-se a questão da disciplina, das relações interpessoais, dos esportes e da socialização, construídos através das práticas corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-06-2016

Como Citar

Cardoso, C. M., & Isse, S. F. (2016). SABERES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Kinesis, 34(1). https://doi.org/10.5902/2316546422584

Edição

Seção

Artigos originais