EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO ALUNOS REFLEXIVOS

Autores

  • Adriana de Matos Gaier

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546410170

Resumo

Este estudo teve como objetivo oportunizar aos alunos da disciplina de Educação Física a possibilidade de fazê- los refletir sobre a prática pedagógica da aula e a importância da Educação Física em suas vidas, realizando uma ação participativa entre pesquisadores e estagiários da disciplina de Prática de Ensino em Educação Física da UFSM. Esta pesquisa de característica participativa foi desenvolvida na Escola Estadual Padre Rômulo Zanchi no município de Santa Maria-RS. Participaram deste estudo, três estagiários da Prática de Ensino em Educação Física da UFSM e seus respectivos alunos das 4a séries do ensino fundamental. Utilizou-se o processo de observação participante, na qual várias aulas foram observadas, para verificar as açõesdos estagiários durante as reflexões com os alunos. Os estagiários utilizaram como método as entrevistas e osquestionamentos para incentivar os alunos a refletirem. A avaliação deste estudo permite concluir que foi possibilitado um espaço nas aulas de Educação Física para os alunos refletirem sobre a prática pedagógica da aula, sendo que estes refleti­ram sobre suas próprias ações, que, muitas vezes, são as que geram os problemas que interferem durante a aula, bem como sobre a importância dos conteúdos trabalhados e também a relação destes com suas vidas. Acreditamos que este processo contribuiu para a busca de um pensamento reflexivo e crítico dos alunos, tornan­do-os mais participativos, responsáveis e sujeitos do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, foi difícil avaliar o nível de aprofundamento da reflexão dos alunos, pois este é um processo que deve ser gradativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

Gaier, A. de M. (2013). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: BUSCANDO ALUNOS REFLEXIVOS. Kinesis, (29). https://doi.org/10.5902/2316546410170

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)