Efeitos do Método Global e Parcial na Aprendizagem do Basquetebol

Autores

  • Suraya Cristina Darido

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648370

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do método global e parcial na aprendizagem do basquetebol em garotas de 11 a 13 anos. Participaram desse estudo 44 estudantes, divididas aleatoriamente em 2 grupos, método global (n=20) e método parcial (n=24). Cada grupo desenvolveu uma programação específica. No grupo global as alunas aprenderam as habilidades específicas durante o jogo, enquanto o grupo parcial aprendeu primeiramente os fundamentos fora do jogo e, no final das sessões, incluiam-se as situações de jogo. Ambos os grupos seguiram as respectivas programações durante 16 sessões realizadas, duas vezes por semana. Para verificar os efeitos de cada método, os grupos jogaram 8 vezes entre si. O grupo do método global venceu 7 dos 8 jogos realizados, sendo que foram verificadas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos. Esses resultados foram discutidos em termos dos níveis de

desenvolvimento e motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2013

Como Citar

Darido, S. C. (2013). Efeitos do Método Global e Parcial na Aprendizagem do Basquetebol. Kinesis, (12). https://doi.org/10.5902/231654648370

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)