A DEMONSTRAÇÃO NA APRENDIZAGEM MOTORA
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648510Resumo
DEMONSTRAÇÃO É AMPLAMENTE EMPREGADA NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS. A PROPOSTA DO PRESENTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR E ANALISAR AS VARIÁVEIS QUE AFETAM O EMPREGO DE DEMONSTRAÇÃO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. ESTAS VARIÁVEIS SÃO: TIPOS DE HABILIDADES, ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM, NÚMERO DE DEMONSTRAÇÕES, ASPECTOS SOCIAIS DO DEMONSTRADOR E OPERAÇÕES DE CODIFICAÇÃO SIMBÓLICA. O EMPREGO DE DEMOSTRAÇÕES DEVE SER PREFERIDO NO ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS FECHADAS NOS PRIMEIROS ESTÁGIOS DE APRENDIZAGEM. EM HABILIDADES COMPLEXAS, UMA ÚNICA DEMOSTRAÇÃO PARECE NÃO SER SUFICIENÍE. OS EFEITOS DA DEMONSTTRAÇÃO PARECEM SER MAIS EVIDENTES QUANTO MAIOR FOR O 'STATUS' DO DEMONSTRADOR E TAMBÉM NO CASO DE DEMONSTRADORES E SUJEITOS DO MESMO SEXO. POR ÚLTIMO, OS DIFERENTES TIPOS DE OPERAÇÕES SIMBÓLICAS PARECEM AFETAR A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS APRESENTADAS ATRAVÉS DE DEMONSTRAÇÕES.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.