OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Ivan Livindo de Senna CORRÊA

DOI:

https://doi.org/10.5902/231654648125

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar, compreender e interpretar os valores trabalhados na prática pedagógica dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professores das 4as e 5a5 séries das redes pública e particular da cidade de Santa Maria. Esta desenvolveu-se dentro do método qualitativo, permitindo uma compreensão mais abrangente da realidade. Abordou-se a temática dos valores e a sua relação com a educação, os conteúdos e procedimentos metodológicos da Educação Física escolar. Foram caracterizados o contexto das aulas de Educação Física, através de entrevistas e filmagens das aulas. Observou-se na prática pedagógica dos professores a presença de duas correntes de trabalho que divergem em relação à sua base epistemológica. As conclusões indicam a existência de uma pluralidade de valores, às vezes antagônicos, diferentes daqueles buscados pelos professores. Percebe-se também, que os professores em seus discursos expressam a intenção de construir valores que contribuam para a emancipação do ser humano, mas ao adotar o esporte como conteúdo e procedimentos metodológicos centrados na figura do professor, limitam-se em reproduzir os valores da sociedade vigente.

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Publicado

11-03-2013

Como Citar

CORRÊA, I. L. de S. (2013). OS VALORES QUE PERMEIAM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Kinesis, (21). https://doi.org/10.5902/231654648125

Edição

Seção

Artigos originais