Educação Física: as possibili¬dades existem, nós sabemos aproveitá-las ?
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648301Abstract
Sempre tomamos um posicionamento diante do atual momento social que passamos, quer seja conivente e passivo ou transformador e idealista. E este posicionamento, inconsciente ou intencional, é decorrente de nossa maneira de ser, que se reflete em nossa aula de Educação Física. A ação pedagógica dos professores de Educação Física encontra-se intimamente ligada com as suas concepções de homem, de mundo e de sociedade, e isso se reflete nos valores que ele opta por transmitir em sua prática
educativa.
O que se pretende a partir deste ensaio é levantar questionamentos, refletir sobre um pouco do que se faz e o que se poderia fazer em nossas
aulas de Educação Física. Acreditamos que para as aulas de Educação Física tornarem-se parte do mundo do aluno, seria muito importante possibilitar a participação dos alunos dentro do processo de organização das aulas, tornando-os também responsáveis por ele, onde estes não sejam considerados apenas como
executores do planejamento do professor. De modo a proporcionar algumas evidências com relação a possibilidade de trabalhar a Educação Física dentro de outras alternativas, sem descartar e negar o esporte, mas sim refletir sobre ele, apresentaremos também uma aula desenvolvida na Escolinha de Futebol da UFSM. A aula contou com uma turma de alunos regulares desta, onde procurou-se identificar no jogo algumas características da sociedade que nele se refletem. Como resultado caracterizou-se nitidamente a divisão de classes existentes. Nesta aula, além dos trabalhos técnicos de chute, passe, cabeceio e etc, os alunos puderam perceber em primeira instância o que significa, como está, como poderia ser e como se desenvolvem os papéis sociais no atual
quadro social.
Neste relato, para nós toma-se clara a possibilidade de refletir, pensar e agir por meio de caminhos que ensinem muito mais do que simplesmente o movimento técnico dos esportes, mas que também interfiram no processo de desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos que compreendem o mundo em que vivem, e que podem transformá-lo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.


