Saberes docentes e prática pedagógica na educação superior: diálogos com professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546467831Palavras-chave:
Saberes docentes, Educação superior, Práticas pedagógicasResumo
Este artigo é fruto de uma dissertação de mestrado que teve por objetivo refletir com professores de educação física (EF) sobre os saberes docentes mobilizados em sua prática pedagógica na educação superior. O trabalho de campo foi desenvolvido com professores de um curso de EF de uma universidade comunitária do oeste catarinense. Se a prática pedagógica, comumente, é compreendida como um “fazer prático”, concluímos que ela se constitui como tempo e espaço circular de “produção de saberes”.
Downloads
Referências
BORGES, Cecília M. F. A formação dos docentes de educação física e seus saberes profissionais. In: BORGES, Cecilia M. F..; DESBIENS, Jean-François. (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas: Autores associados, 2005, p. 157-190.
MINAYO, Maria C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.
MINAYO, Maria C. S. (Orgs). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
REZER, Ricardo. Educação Física na educação superior: trabalho docente, epistemologia e hermenêutica. Chapecó, SC: Argos, 2014.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Angelica Madela, Ricardo Rezer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


