Contribuições educacionais de Reiner Hildebrandt-Stramann em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546488998

Palavras-chave:

Escola móvel, Investigação qualitativa, Retratos das escolas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato da relação institucional, no âmbito do Programa ERASMUS, entre a Hochschule Vechta e Technische Universität Braunschweig, personificadas no Prof. Doutor Reiner Hildebrandt- Stramann e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, pelo Mestre António José Domingues Faustino1. 

Trata-se de um bosquejo histórico, assente especialmente em registos fotográficos e publicações. 

A análise está organizada de acordo com os seguintes tópicos: (1) Antecedentes da Colaboração; (2) Seminário Recreios Escolares; (3) Estudos de Rotinas de Vida Diária; (4) Estudos de Intervenção Prática; (5) ERASMUS (Conferências, Cursos…); (6) Estudos financiados pelo Programa DAAD “Hochsuldialog mit Südeuropa”; (7) Simpósios Internacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio José Domingues Faustino, Instituto Politécnico Castelo Branco

Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Licenciado em Desporto e Educação Física e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa.

Referências

ABRANTES, P., CAMPOS, R., & RIBEIRO, A.. Actividades de Enriquecimento Curricular: casos de inovação e boas práticas. Relatório Final (2.ª versão, revista e corrigida). ISCTE. Lisboa: CIES/ISCTE. 2009.

FAUSTINO, A. J. D.. Efectos de la Actividad Física en Alumnos de primaria (con y sin Expresión y Educación Físico-Motora y Psicomotricidad). Ágora para la EF y el Deporte, 6: p. 51-76. 2008.

FAUSTINO, A., ASCENSÃO, D., FURTADO, D., FERNANDES, H., COSTA, I. & FREIRE, R.. Infância em Mudança Rotinas de Vida de Um Rapaz de 10 Anos de Alcaria (Fundão). International Journal of Developmental and Educational Psychology. InFAD Revista de Psicologia, v. 2, n. 3. 2021, p: 125-138.

FAUSTINO, A., CERDEIRA, A. & PIMENTA, R.. Vida de movimento de Crianças do 4.º Ano do Ensino Primário. In: Pastor Pradillo, J.L. et al. (Eds). La presencia del cuerpo en la escuela: 2002, p. 209.

FAUSTINO, A., CERDEIRA, A. & PIMENTA, R.. Os Efeitos da Actividade Física Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo da Aptidão Motora e da Coordenação Corporal entre alunos com e sem Expressão e Educação Físico-Motora e Psicomotricidade, do 4.º Ano do Ensino Básico. In: Guedes, M.G.S., Couceiro, T., Corte-Real, C. & Roso, M.R. (Eds). Resumos do VII Encontro Internacional da SIEC – Criança, Vida Activa e Cidadania: 2002, p. 25-26.

FAUSTINO, A., CERDEIRA, A. & PIMENTA, R.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 4.º Ano de Escolaridade. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 4: 2003, p. 51-68.

FAUSTINO, A., FALCÃO, M. R., SILVA, P., GASPAR, J., MENDES, J. & MATIAS, L.. Caracterização das Rotinas de Vida Diárias de Idosos de Castelo Branco: Estudo de Caso de uma Idosa de 81 Anos - Uma Idosa movida pela Fé…. Intervenção Social, 35: 2009, p. 273-296.

FAUSTINO, A., FERNANDES, E., SANTOS, I., PEREIRA, T. & LÚCIO, V.. Caracterização das rotinas de Vida Diária de Crianças – estudo de caso de uma rapariga de 8 anos. In: Petrica, J., Serrano, J. & Faustino, A. (2013). Um olhar sobre Motricidade Infantil. Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco: 2013, p. 111-147.

FAUSTINO, A., FREITAS, A. R., DIAS, L., LIMA, N. & NUNES, P.. Infância em Mudança – Rotinas de Vida Diária de Uma Rapariga de 7 Anos. In: Livro de Resumos V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os Caminhos da Aprendizagem, 2005, p. 40-41.

FAUSTINO, A., FREITAS, A. R., DIAS, L., LIMA, N. & NUNES, P.. Infância em Mudança: Rotinas de Vida Diária de uma Rapariga de 7 Anos – Joana em Movimento. V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico “Os Caminhos da Aprendizagem – Livro de Resumos: 2005, p. 40-41.

FAUSTINO, A., MATIAS, H. & BARATA, L.. Vida de movimento de Crianças do 2.º Ano do Ensino Primário. In: Pastor Pradillo, J.L. et al. (Eds). La presencia del cuerpo en la escuela: 2002, p. 208-209.

FAUSTINO, A., MATIAS, H. & BARATA, L.. Os Efeitos da Actividade Física Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo da Aptidão Motora e da Coordenação Corporal entre alunos com e sem Expressão e Educação Físico-Motora e Psicomotricidade, do 2.º Ano do Ensino Básico. In: Guedes, M.G.S., Couceiro, T., Corte-Real, C. & Roso, M.R. (Eds). Resumos do VII Encontro Internacional da SIEC – Criança, Vida Activa e Cidadania: 2002, p. 29.

FAUSTINO, A., MATIAS, H. & BARATA, L.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo numa perspectiva evolutiva entre alunos do 2.º Ano da Escola E.B. 1 Sr.ª da Piedade - Castelo Branco (com Expressão e Educação Físico-Motora e Psicomotricidade) e os da Escola E.B. 1 do Retaxo (sem Expressão e Educação Físico-Motora e Psicomotricidade). Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 4: 2003, p. 29-49.

FAUSTINO, A., MATOS, M. & CRUZ, N.. Estudo Comparativo entre Alunos do 2.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 - Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e os das Escolas E.B. 1 do Retaxo, Cebolais, Sobral do Campo e Juncal do Campo. In: Seabra, A.P., Catela, D., Romero, F., Moutão, F., Pimenta, N., Santos-Rocha, R. & Franco, S. (Eds). Investigação em Exercício e Saúde. CD-Rom. Rio Maior, Edições ESDRM: 2003, p. 233-240.

FAUSTINO, A., MATOS, M. & CRUZ, N.. Estudo Comparativo entre Alunos do 2.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 - Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e os das Escolas E.B. 1 do Retaxo, Cebolais, Sobral do Campo e Juncal do Campo. In: Ruiz Juan, F. & González del Hoyo, E.P. (Eds). Educación Física y deporte en edad escolar. Actas del V Congreso Internacional de FEADEF. Salamanca, Europa Artes Gráficas: 2003, p. 28.

FAUSTINO, A., MATOS, M. & CRUZ, N.. Estudo Comparativo entre Alunos do 2.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 - Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e os das Escolas E.B. 1 do Retaxo, Cebolais, Sobral do Campo e Juncal do Campo. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 5: 2004, p. 33-52.

FAUSTINO, A., MENDONÇA, R. & ALMEIDA, S.. Aptidão Motora e da Coordenação Corporal em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. In: Seabra, A.P., Catela, D., Romero, F., Moutão, F., Pimenta, N., Santos-Rocha, R. & Franco, S. (Eds). Investigação em Exercício e Saúde. CD-Rom. Rio Maior, Edições ESDRM: 2003, p. 241-250.

FAUSTINO, A., MENDONÇA DA SILVA, R. & ALMEIDA, S.. Aptidão Motora e da Coordenação Corporal em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 5: 2004, p. 53-73.

FAUSTINO, A., MENDONÇA, R. & ALMEIDA, S.. Aptidão Motora e da Coordenação Corporal em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico In: Ruiz Juan, F. & González del Hoyo, E.P. (Eds). Educación Física y deporte en edad escolar. Actas del V Congreso Internacional de FEADEF. Salamanca, Europa Artes Gráficas: 2003.

FAUSTINO, A., MOLEIRINHO, G. & PEIXE, N.. Vida de movimento de Crianças do 1.º Ano do Ensino Primário. In: Pastor Pradillo, J.L. et al. (Eds). La presencia del cuerpo en la escuela: 2002, p. 208.

FAUSTINO, A., MOLEIRINHO, G. & PEIXE, N.. Os Efeitos da Actividade Física Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo da Aptidão Motora e da Coordenação Corporal entre alunos com e sem Expressão e Educação Físico-Motora e Psicomotricidade, do 1.º Ano do Ensino Básico. In: Guedes, M.G.S., Couceiro, T., Corte-Real, C. & Roso, M.R. (Eds). Resumos do VII Encontro Internacional da SIEC – Criança, Vida Activa e Cidadania: 2002, p. 27-28.

FAUSTINO, A., MOLEIRINHO, G. & PEIXE, N.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 1.º Ano de Escolaridade. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 4: 2003, p. 15-28.

FAUSTINO, A., PIRES, T. & OLIVEIRA, V.. Estudo Comparativo sobre a Aptidão Motora e a Coordenação Corporal em alunos do 2.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In: Seabra, A.P., Catela, D., Romero, F., Moutão, F., Pimenta, N., Santos-Rocha, R. & Franco, S. (Eds). Investigação em Exercício e Saúde. CD-Rom. Rio Maior, Edições ESDRM: 2003, p. 251-258.

FAUSTINO, A., PIRES, T. & OLIVEIRA, V.. Estudo Comparativo sobre a Aptidão Motora e a Coordenação Corporal em alunos do 2.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In: Ruiz Juan, F. & González del Hoyo, E.P. (Eds). Educación Física y deporte en edad escolar. Actas del V Congreso Internacional de FEADEF. Salamanca, Europa Artes Gráficas: 2003, p. 515-524.

FAUSTINO, A., PIRES, T. & OLIVEIRA, V.. Os efeitos da actividade física regular no desenvolvimento infanto-juvenil – Estudo no1.º Ciclo do Ensino Básico, 2.º Ano de Escolaridade. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 5: 2004, p. 11-32.

FAUSTINO, A. & PITA, D.. Caraterização da Rotina de vida diária de uma criança – Estudo de uma rapariga de 11 anos residente em Alcains. In: Aldo Costa, Bruno Travassos & Júlio Martins (Editores). Livro de Atas I Congresso de Desporto, Educação: 2013, p. 96.

FAUSTINO, A. PROENÇA, M. J., GARCIA, L. & INÁCIO, M.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil (2001-2004): Estudo Comparativo entre alunos do 3.º Ano de escolaridade (com e sem Expressão Físico-Motora e Psicomotricidade). Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 6: 2005, p. 95-110.

FAUSTINO, A. PROENÇA, M. J., GONÇALVES, F., GONÇALVES, R. & GONZÁLEZ, A.. Os efeitos da actividade física regular no desenvolvimento infantil - Estudo no pré-escolar, com crianças de 3 anos de idade. Actas do 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Canelas, Vila Nova de Gaia, Edições Gailivro: 2005, p. 67-79.

FAUSTINO, A. J. D., PROENÇA, M. J., GONÇALVES, A. P. M. & LANDEIRO, J. G. C.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil (2002-2004) – Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 4º Ano de Escolaridade. In: XXII Congreso Nacional de Educación Física “La formación inicial del profesorado de Educación Física ante el reto europeo. 2004.

FAUSTINO, A., PROENÇA, M. J., GONÇALVES, A. P. & LANDEIRO, J.. Efeito da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil (2001-2004): Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 4.º Ano de Escolaridade. CD-Rom XXII Congreso Nacional de Educación Física, Abstract 54: 2004, p. 1-15.

FAUSTINO, A., PROENÇA, M. J., GONÇALVES, A. P. & LANDEIRO, J.. Efeito da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil (2002-2004): Estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, 4.º Ano de Escolaridade. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 6: 2005, p. 77-94.

FAUSTINO, A., PROENÇA, M. J., MATOS, M. & CRUZ, N.. Estudo Comparativo entre Alunos do 2.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 - Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e os das Escolas E.B. 1 do Retaxo, Cebolais, Sobral do Campo e Juncal do Campo. In: Ruiz Juan, F. & González del Hoyo, E.P. (Eds). Educación Física y Deporte en edad escolar. Actas del V Congreso Internacional de FEADEF. Salamanca, Europa Artes Gráficas: 2003, p. 299-308.

FAUSTINO, A., PROENÇA, M. J., MENDONÇA, R. & ALMEIDA, S.. Aptidão Motora e da Coordenação Corporal em alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico. In: Ruiz Juan, F. & González del Hoyo, E.P. (Eds). Educación Física y Deporte en edad escolar. Actas del V Congreso Internacional de FEADEF. Salamanca, Europa Artes Gráficas: 2003, p. 97-104.

FAUSTINO, A. J. D., PROENÇA, M. J., PAIVA, A. S. A. & TOMÉ, V. L. P. S.. Efeitos da actividade física orientada regular no desenvolvimento infanto-juvenil. Estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico, 4º Ano de Escolaridade. In: Pereira, B., Carvalho, G. & Pereira, V. (Coord.). 3.º Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Resumos e Comunicações. Braga, Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física. 2007.

FAUSTINO, A. J. D., PROENÇA, M. J., ROCHA, J. T. G. & COSTA, J. C. L.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo entre Alunos do 1.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 – Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e Alunos das Escolas E.B. 1 de Cebolais e Retaxo. In: XXII Congreso Nacional de Educación Física “La formación inicial del profesorado de Educación Física ante el reto europeo”. 2004.

FAUSTINO, A. PROENÇA, M. J., ROCHA, J. & COSTA, J.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil: Estudo Comparativo entre alunos do 1.º ano da Escola E.B. 1 N.º 4-Srª da Piedade (Castelo Branco) e alunos das Escolas E.B. 1 de Cebolais e Retaxo. CD-Rom XXII Congreso Nacional de Educación Física, Abstract 55: 2004, p. 1-15.

FAUSTINO, A. PROENÇA, M. J., ROCHA, J. & COSTA, J.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil: Estudo Comparativo entre alunos do 1.º ano da Escola E.B. 1 N.º 4-Srª da Piedade (Castelo Branco) e alunos das escolas E.B. 1 de Cebolais e Retaxo. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 6: 2005, p. 111-128.

FAUSTINO, A., PROENÇA, M. J., ROCHA, J. & COSTA, J.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil – Estudo comparativo entre Alunos do 1.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 – Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e Alunos das Escolas E.B. 1 de Cebolais e Retaxo (freguesias de Castelo Branco). In: V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os Caminhos da Aprendizagem- Livro de Resumos, 2005, [s.i.].

FAUSTINO, A., REBORDÃO, M., COUTO, N. & VIOLA, R.. Infância em Mudança. Caraterização das Rotinas de Vida Diária de Um Rapaz de 6 Anos. In: V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os Caminhos da Aprendizagem- Livro de Resumos, 2005, p. 42-43.

FAUSTINO, A., ROCHA, J. & COSTA, J.. Efeitos da Actividade Física Orientada Regular no Desenvolvimento Infanto-Juvenil: Estudo comparativo entre Alunos do 1.º Ano da Escola E.B. 1 N.º 4 – Sr.ª da Piedade (Castelo Branco) e Alunos das Escolas E.B. 1 de Cebolais e Retaxo. In: V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Os Caminhos da Aprendizagem - Livro de Resumos, 2005, p. 36-37.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., BELO, J.A., MOREIRA, M., MARTINS, M.J. & MACHADO, S.. Rotinas de Vida e Frequência Cardíaca - Estudo sobre a Atividade Física nos Tempos Livres de uma Criança de 10 Anos, no Meio Urbano. In: Rodríguez García, P.L. (Coord.). El Curriculum de Educación Física a Debate - Actas del XIX Congreso Nacional de Educación Física. Vol. I. Murcia, Universidad de Murcia - Servicio de Publicaciones: 2001, p. 385-398.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., BELO, J.A., MOREIRA, M., MARTINS, M.J. & MACHADO, S.. Rotinas de Vida e Frequência Cardíaca - Estudo sobre a atividade física nos tempos livres de uma criança de 10 anos, no meio urbano. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 3: 2002, p. 17-26.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., MENDES, P., PAULO, R., HONÓRIO, S., BATISTA, M. & PETRICA, J.. Um Retrato de Movimento na Escola a Tempo Inteiro em Portugal – Estudo de Caso sobre a Escola Básica Senhora da Piedade. In: Serra, N., Vila-Chã, C., Casanova, N. & Pereira, B. (Eds). Educação Física, Lazer & Saúde. Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Volume II), Instituto Politécnico da Guarda, 2019, p. 71-79.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., SANTOS, D., MAMEDE, S. & MARREIROS, S.. A Intensidade da Atividade Física nos Tempos Livres - Estudo de uma Criança de 12 Años do Meio Urbano. In: Rodríguez García, P.L. (Coord.). El Curriculum de Educación Física a Debate - Atas del XIX Congreso Nacional de Educación Física. Vol. I. Murcia, Universidad de Murcia - Servicio de Publicaciones: 2001, p. 369-383.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., SANTOS, D., MAMEDE, S. & MARREIROS, S.. A Intensidade da Atividade Física nos Tempos Livres - Estudo de uma Criança de 12 Anos do Meio Urbano. In: Fernandes, A.J.S. & Sampaio, A.J.E. (Editors). Resumos do 1.º Congresso Internacional “Desporto e Qualidade de Vida”: 2001, p. 46.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., SANTOS, D., MAMEDE, S. & MARREIROS, S.. A Intensidade da Atividade Física nos Tempos Livres - Estudo de uma criança de 12 Anos do meio urbano. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 3: 2002, p. 5-15.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., VENTURA, A., LOPES, E. & LOPES, M.. Estudo sobre a Atividade Física nos Tempos Livres de uma Criança de 8 Años no Meio Urbano. In: Rodríguez García, P.L. (Coord.). El Curriculum de Educación Física a Debate - Actas del XIX Congreso Nacional de Educación Física. Vol. I. Murcia, Universidad de Murcia - Servicio de Publicaciones: 2001, p. 355-368.

FAUSTINO, A., SERRANO, J.J.M., VENTURA, A., LOPES, E. & LOPES, M.. Estudo sobre a Actividade Física nos Tempos Livres de uma Criança de 8 Anos do Meio Urbano. In: Guedes, M.G.S., Couceiro, T., Corte-Real, C. & Roso, M.R. (Eds). Resumos do VII Encontro Internacional da SIEC – Criança, Vida Activa e Cidadania: 2002, p. 30.

FAUSTINO, A., SERRANO, J., VENTURA, A., LOPES, E. & LOPES, M.. Estudo sobre a atividade física nos tempos livres de uma criança de 8 anos no meio urbano. Revista do Departamento de Educação Física e Artística, 3: 2002, p. 27-37.

FAUSTINO, A., SOUSA, A., GRAÇA, J. & MARTINHO, J.. Caraterização da Rotina de vida diária de uma criança – Estudo de uma rapariga de 11 anos. In: Aldo Costa, Bruno Travassos & Júlio Martins (Editores). Livro de Atas I Congresso de Desporto, Educação, Saúde: 2013, p. 95.

FAUSTINO, A., TAVEIRA, D. & PETRICA, J.. Infância em Mudança: Rotinas de Vida de uma Rapariga de 6 Anos de Castelo Branco – Dia a Dia de Inês. V Simpósio Internacional Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico “Os Caminhos da Aprendizagem – Livro de Resumos: 2005, p. 38-39.

GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPe-UFSM. Visão Didática da Educação Física. Análises críticas e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. 1991.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.. Quais os rumos da Educação Física? Educareducere, Motricidade Infantil. Ano XIII – Número Especial, 20017, p. 13-24.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.. Histórias de Movimento com Crianças. Ijui/RS: Editora, UNIJUI. 2010.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.. Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial NOVO MILÊNIO. 2009.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.. Fazer e Pensar no Processo de Ensino Aprendizagem. Journal of Sport Pedagogy & Research. Vol 2 (1): 2016, p. 4-10.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.. Prefácio. In J. Petrica, J. Serrano & A. Faustino (Org.). Um olhar sobre Motricidade Infantil (S. 5-7). Castelo Branco: Edições IPCB. 2013.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R., BECKMANN, H., NEUMANN, D., PROBST, A & WICHMANN, K.. Bewegtes Lernen: Theoretische Grundlagen und reflektierte Unterrichtsbeispiele. Wbv Media GmbH. ISBN 978-3834017239. 2017.

HILDEBRANDT- STRAMANN, R., BECKMANN, H., NEUMANN, D. & PROBST, A.. Inklusion durch Bewegungsbeziehungen: Theoretisch und didaktisch reflektierte Praxisbeispiele. Cuvillier Verlag. ISBN 978-3736996588. 2017.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R., FAUSTINO, A. & BECKMANN, H.. Estudo Intercultural dos Efeitos da Actividade Física Regular no Desenvolvimento Infantil – Uma análise comparativa dos dados de Braunschweig e de Castelo Branco. Resumo 36 In: Pereira, B., Carvalho, G. & Pereira, V. (Coord.). 3.º Seminário Internacional Educação Física, Lazer e Saúde – Novas Realidades, Novas Práticas. Resumos e Comunicações. Braga, Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física. 2007.

HILDEBRANDT, R. & LAGING, R.. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico. 1986.

LANDAU, G., HILDEBRANDT, R., MESQUITA, M. H., FAUSTINO, A. & SERRANO, J.. Estudo Sobre a Vida de Movimento de Crianças de Castelo Branco. Atas do 7.º Congresso Europeu ICHPER-SD - Vida Ativa da escola à comunidade. 1996.

PIRES, C.. A Construção de Sentidos em Política Educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro. Sisifo. Revista de Ciências da Educação, 4: 2007, p. 77-86.

PIRES, C.. O programa de generalização das actividades de enriquecimento curricular como instrumento de regulação da política educativa. In: H. Ferreira, S. Bergamo, G. Santos, C. Lima, & (org.), Investigar, Avaliar, Descentralizar - Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. 2009, p. 1-12.

PIRES, C.. Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC): o programa de generalização enquanto instrumento de regulação das políticas e dos actores. In: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (CIED), Actas do 4.º Encontro de Investigação e Formação: formar professores investigar as práticas (27 e 28 de Novembro de 2009). 2011.

RAMALHO, A. & FAUSTINO, A.. Caracterização das Rotinas de Vida Diárias de Idosos de Castelo Branco estudo de caso de um idoso institucionalizado de 70 anos. In: Pereira, B.O., Cunha, A.C., Anastácio, Z. & Carvalho, G.S. (2013). Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (1º Volume), Braga, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2013, p: 898-913.

SANTOS, I., FAUSTINO, A.J.D., FERNANDES, E., & LÚCIO, V.. Caraterização das rotinas da vida diária de uma criança – estudo de uma rapariga de 8 anos residente em Alferrarede-Velha. In: Pereira, B.O., Cunha, A.C., Anastácio, Z. & Carvalho, G.S. (2013). Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (1º Volume), Braga, Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2013, p. 619-634.

Publicado

16-10-2024

Como Citar

Faustino, A. J. D. (2024). Contribuições educacionais de Reiner Hildebrandt-Stramann em Portugal. Kinesis, 42(esp. 2), 50. https://doi.org/10.5902/2316546488998