Aproximações ao conteúdo Dança: desdobramentos para a Educação Física Escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546486398Palavras-chave:
Ensino, Linguagem, Arte, DesenvolvimentoResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o conteúdo Dança e sua importância como linguagem de arte nas aulas de Educação Física. Esta produção é resultado de uma pesquisa narrativa que buscamos realizar aproximações e distanciamentos ao campo da Dança enquanto arte no espaço escolar por meio de análise bibliográfica que são referências para o tema. Nesse sentido, os principais autores utilizados foram: Marques (2007), Nanni (2002), Ossona (1988), Vigotsky (2004) e Nascimento (2014), construindo contrapontos e diálogos com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Como resultados, apontamos que a importância da Dança nas aulas de Educação Física está em promover aos educandos a apropriação dos elementos que compõem a atividade em sua especificidade, bem como a compreensão de que a Dança enquanto linguagem da arte se estabeleceu a partir de um conjunto de relações entre homem, objeto e suas práticas sociais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
MARQUES, Isabel A. BRAZIL, Fábio. Arte em Questões. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MARQUES, Isabel A. Ensino de Dança hoje: textos e contextos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NANNI, Dionísia. Dança Educação: princípios, métodos e técnicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A organização do ensino e a formação do pensamento estético-artístico na teoria histórico-cultural. 2010. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Educação. Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. Os significados das atividades da cultura corporal e os objetos de ensino da Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p. 677-690, abr./jun. de 2018.
OSSONA, Paulina. A educação pela Dança. São Paulo: Summus, 1988. v. 33.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia Pedagógica. 2 ed. São Paulo: Martin Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Catarine Daros Lourenço Ronchi, Bruna Carolini de Bona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.


