Aproximações ao conteúdo Dança: desdobramentos para a Educação Física Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546486398

Palavras-chave:

Ensino, Linguagem, Arte, Desenvolvimento

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o conteúdo Dança e sua importância como linguagem de arte nas aulas de Educação Física. Esta produção é resultado de uma pesquisa narrativa que buscamos realizar aproximações e distanciamentos ao campo da Dança enquanto arte no espaço escolar por meio de análise bibliográfica que são referências para o tema. Nesse sentido, os principais autores utilizados foram: Marques (2007), Nanni (2002), Ossona (1988), Vigotsky (2004) e Nascimento (2014), construindo contrapontos e diálogos com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Como resultados, apontamos que a importância da Dança nas aulas de Educação Física está em promover aos educandos a apropriação dos elementos que compõem a atividade em sua especificidade, bem como a compreensão de que a Dança enquanto linguagem da arte se estabeleceu a partir de um conjunto de relações entre homem, objeto e suas práticas sociais.

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Biografia do Autor

Catarine Daros Lourenço Ronchi, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciada em Educação Física. Professora na rede pública de ensino do estado de Santa Catarina.

Bruna Carolini de Bona, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Licenciada em Educação Física e Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora efetiva da rede municipal de Florianópolis.

Referências

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Publicado

16-06-2025

Como Citar

Ronchi, C. D. L., & Bona, B. C. de. (2025). Aproximações ao conteúdo Dança: desdobramentos para a Educação Física Escolar. Kinesis, 43, e86398. https://doi.org/10.5902/2316546486398

Edição

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