Adulto, desenvolvimento físico e educação

Juan Jose Mourino Mosqueira

Resumo


Desde que YUNG (1984), BUHLER (1959), e ERIKSON (1974) esboça- ram as suas teorizações a respeito do Desenvolvimento Humano como um processo para toda a vida, chamando em especial a atenção sobre a Adultez, a investigação psicológica tem aumentado consideravelmen te apontando para a importância desta fase, que é a mais longa, e assinalando a necessidade de maior conhecimento de formas mais e- ficientes de educar.

A ¥ida Adulta e um enorme desafio, pois da sua compreensão e e quilibrio depende, em grande parte, a dinâmica das outras gerações.

Assim, não parece ocioso investigar e discutir tal tema, pois suas implicações não apenas podem orientar a nossa vida, mas aju­dar-nos em novas formas de ensinar e a sermos úteis:

Por isso perguntamos: Por que estudar o Adulto?

A resposta pode ser dada dizendo que as circunstâncias atuais do desenvolvimento científico e os graves problemas de conhecimento e de relacionamento levaram a uma necessidade urgente de expandir nosso entendimento sobre os anos da vida adulta porque:

                               -pela maior longevidade aparecem mais problemas existenciais e, consequentemente,de saúde;

                               - pela prorrogação dos anos de vida há um número cada vez maior de adultos que nos desafiam em nossa estereotipia


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648613

Direitos autorais



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.