0 PROCESSO EDUCATIVO: UNA LEITURA PSICOLÓGICA E EPISTENOLÔGICA

Silvia Marira de Aguiar Isaia

Resumo


A educaçao, como fenomeno multidimensional, comporta inúmeros ângulos de abordagem.

Para o presente artigo, optou-se, conforme ISAIA (1981), por en- foca-la sob dois ângulos: educação como processo vivido e educação como investigação deste processo.

Na perspectiva proposta, o instrumental conceituai utilizado se_ ra de natureza psicologica e epistemológica, o que não representa re duzir a dimensão educativa a um psicologismo ou a um epistemologismo. A delimitação do tema prende-se a dois fatores básicos: impossibili­dade de analisar, em profundidade e simultaneamente, todas as dimen­sões do fenomeno educativo; interesse teórico e de pesquisa da auto­ra, centrado na produção de conhecimento.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648561



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.