A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COHO PROCESSO NA FORHAÇAO DO EDUCANDO

Iara Regina Damiani de OLIVEIRA

Resumo


CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ENQUANTO DISCIPLINA NO EN­SINO DE 1Q GRAU, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ESTUDAR COMO ESTÁ SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO EDUCANDO, COM O PROPÓ­SITO DE APRESENTAR REFLEXÕES ACERCA DA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO, ASSIM COMO UMA ANÁLISE DA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA UMA COMPREENSÃO DA REALIDADE, UTILIZOU-SE O DECRETO NQ 13.000 QUE RE­GULAMENTA 0 ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ESTABELECIMENTOS DE EN­SINO DE 1Q E 22 GRAUS DO ESTADO DE SANTA CATARINA E, 0 DEPOIMENTO DOS ALUNOS MATRICULADOS NO ENSINO DE 18 GRAU, DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FLORIANÓPOLIS. ESTAS INFORMAÇÕES FORAM OBTIDAS ATRA­VÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, QUE FOI GRAVADA, TRANSCRI­TA E POSTERIORMENTE EFETUADA UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS DOIS DO­CUMENTOS. ESTA FOI SUSTENTADA PELO REFERENCIAL TEÓRICO QUE EMBASOU 0 ESTUDO. CONCLUIU-SE QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA CONTRIBUI PARA 0 DE­SENVOLVIMENTO FÍSICO DO EDUCANDO EM DETRIMENTO DE UMA FORMAÇÃO QUE VÊ 0 HOMEM UM SER HISTÓRICO, CUL-TURAL E, PORTANTO SUJEITO DO PRO­CESSO EDUCATIVO.


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DOI: https://doi.org/10.5902/231654648499



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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